Conheça cearenses que lutam pela preservação dos oceanos

Personagens são destaques na Série “O Oceano começa aqui”, disponível no Youtube do Diário do Nordeste

Escrito por
Agência de Conteúdo DN producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:24)

“A vida nasceu no oceano e é no oceano que está o nosso futuro”. A constatação é da bióloga Thayná Caiafo, 28 anos, ativista ambiental que, desde 2013, dedica-se à preservação dos ecossistemas marinhos e à luta contra as mudanças climáticas. Moradora de Caucaia, a educadora ambiental é destaque no episódio 5 da série “O Oceano começa aqui”, disponível no Youtube do Diário do Nordeste. 

“Esse ano de 2024 tudo caminha pra gente finalizar com 1,5° C acima da temperatura pós-revolução industrial”, alerta a bióloga que luta por políticas públicas que promovam uma transição energética sustentável e justa no Ceará. Ela aponta a necessidade urgente da população fazer o descarte correto do lixo para não prejudicar a vida marinha. “Nosso resíduo chega muito mais longe nos oceanos do que nós mesmos”, observa.

Conexão ancestral

Na Praia da Sabiaguaba, o pescador Roniele Suira, líder da comunidade tradicional da Boca da Barra, inspira pela sabedoria de quem sente uma conexão ancestral com a natureza. “Meu povo ocupa esse território desde o século XIX. Já estamos na sétima geração. A gente chegou aqui muito antes de se chamar Sabiaguaba”, relata o protagonista do episódio 6 da série “O Oceano Começa Aqui”.

Roniele se dedica a conscientizar sobre a pesca sustentável, a valorização dos pescadores artesanais e a proteção das comunidades tradicionais. Ele defende que apoiar essas comunidades é fundamental para a preservação ambiental. “A terra é coletiva, não é individual”, enfatiza, reforçando a necessidade de se pensar coletivamente esse cuidado.

Para Roniele, o mar e os ecossistemas que o cercam – como lagoas, dunas, rios e manguezais – vão além do sustento diário: são alicerces de uma profunda conexão ancestral e cultural. “O dia que não estou no mar, o mar está em mim”, filosofa. Contudo, essa riqueza está ameaçada pela poluição, pelo descarte inadequado de resíduos e pela pressão da especulação imobiliária. Em sua luta, Roniele se dedica a conscientizar sobre a pesca sustentável, a valorização dos pescadores artesanais e a proteção das comunidades tradicionais.

Série “O Oceano começa aqui”

Com o objetivo de conscientizar e educar sobre a importância de ações individuais em meio às mudanças climáticas e à degradação ambiental, a segunda edição da série “O Oceano Começa Aqui” traz histórias inspiradoras e lições sobre preservação. Acompanhe a série e conheça essas e outras histórias.

A série ‘O oceano começa aqui’ faz parte do projeto Praia é Vida do Diário do Nordeste, que conta com apoio do Governo do Estado Ceará e patrocínio da Alece.