Entre as 7h de domingo (6) e as 7h desta segunda-feira (7), pelo menos 154 das 184 cidades do Ceará tiveram episódios de chuvas. O destaque do intervalo foi o Litoral de Fortaleza e a Região da Ibiapaba, que tiveram os maiores volumes pluviométricos.
Maranguape e Ipu anotaram 140 e 123 milímetros de precipitações em 24 horas, ocupando as duas primeiras posições dos municípios com os principais acumulados monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Veja as 10 cidades do Ceará com mais chuvas
- Maranguape - 140 mm
- Ipu (Posto Sítio São João) - 123 mm
- Ipu (Posto Marruas dos Paiva) - 108 mm
- Horizonte - 108 mm
- Pires Ferreira - 107,4 mm
- Santa Quitéria - 100 mm
- Meruoca - 97 mm
- Guaiúba - 97 mm
- Reriutaba - 95 mm
- Ibiapina - 91 mm
Fortaleza, que amanheceu pelo segundo dia consecutivo com nuvens carregadas e tempo fechado, anotou 53,7 milímetros no posto Castelão; 41 mm no posto Água Fria e 27,2 mm no posto Messejana. Todos os dados foram atualizados às 12h51 desta segunda-feira (7).
Previsão do tempo
Segundo o órgão, o cenário mais favorável às precipitações se dá em virtude de áreas de instabilidade provenientes da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano.
Além disso, efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade, também contribuem para os registros de chuvas nesta segunda-feira (7).
A previsão do tempo para hoje é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva no centro-norte. No sul do Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na Jaguaribana, chuvas isoladas.