Dramaturgo e pesquisador Oswald Barroso morre aos 76 anos

Multi-artista era filho do poeta Antônio Girão Barroso (1914-1990)

Escrito por Beatriz Rabelo , beatriz.rabelo@svm.com.br
Dramaturgo e poeta Oswald Barroso
Legenda: Oswald Barroso é autor do livro “Ceará Mestiço”
Foto: Kiko Silva

O dramaturgo Oswald Barroso, referência na cena teatral cearense, faleceu aos 76 anos, na manhã desta sexta-feira (22). Conforme a cunhada dele, Carol Silva, o doutor em Sociologia sofreu uma parada cardíaca. Apesar dos familiares chamarem uma ambulância, ele não resistiu.  

"Ele estava bem debilitado, por conta do sódio baixo. O médico dele orientou que ele fosse para o hospital. A gente já estava indo para o hospital com ele, quando aconteceu", disse. 

Filho de Oswald Barroso
Legenda: Raoni, filho de Oswald Barroso, manteve presença ao lado do pai durante os períodos de maior fragilidade
Foto: Reprodução/Instagram/@oswaldbarroso

velório acontecerá ainda nesta sexta, às 22h , no Theatro José de Alencar. 

Segundo Carol, Oswald seguia ativo com as atividades culturais mesmo após a aposentadoria como professor universitário. No entanto, em junho de 2023, após apresentar algumas fragilidades de saúde, Oswald se afastou para se cuidar. Multi-artista, ele era filho do poeta Antônio Girão Barroso (1914-1990).

Veja também

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, lamentou a morte de Oswald. "O Ceará se despediu hoje do teatrólogo Oswald Barroso, aos 76 anos, um dos grandes mestres das artes cênicas do nosso estado. Com mais de 50 anos de carreira, Oswald era referência no teatro brasileiro, tendo atuado como ator, diretor, pesquisador, poeta e escritor", escreveu.

"Teve papel importante em causas sociais e lutou, por meio de suas obras, contra a ditadura militar. Meus sentimentos de pesar a todos os familiares, amigos, admiradores e artistas que dividiram o palco com o mestre do teatro cearense".
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) também lamentou a morte de Oswald. "Nascido em Fortaleza, Oswaldo Barroso é filho do também poeta, jornalista e professor Antônio Girão Barroso e de Dona Alba Cavalcante Barroso. Publicou mais de 20 livros, entre artigos, biografias, poesia, textos para teatro, reportagens, estudos e organização de antologias, textos e estudos sobre cultura popular", escreveu. 

Trajetória na cena cultural

Raimundo Oswald Cavalcante Barroso é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. 

Especialista em teatro, artesanato, cultura popular e cultura afro-brasileira, escreveu uma tese sobre "Teatro como Encantamento - Bois e Reisados de Caretas". 

Além disso, publicou livros como "Ceará Mestiço" (2019) e "Máscaras - Do Teatro Ritual ao Teatro Brincante" (2019). Foi professor associado da Universidade Estadual do Ceará, lecionando disciplinas como Folclore, Antropologia da Arte, História da Arte, Cultura Cearense, Teatro e Análise do Canto Popular Brasileiro.

O dramaturgo, poeta e teatrólogo ainda lecionou Antropologia da Arte na Universidade Federal do Cariri.

Conforme a Secult CE, ele foi premiado com:

  • Comenda Patativa do Assaré (2020), promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secult;
  • Medalha Brasileira Folclorista Emérito (2008), concedida pela Comissão Nacional de Folclore;
  • Título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte;
  • Prêmios Estímulos à Dramaturgia (1996);
  • Prêmio Estado do Ceará (1985).

"A trajetória de Oswald Barroso esteve sempre muito ligada à Secult Ceará e aos espaços públicos culturais. Foi diretor do Departamento de Ativação Cultural da Secult Ceará (1986-1988), do Theatro José de Alencar (1989 – 1991) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (1998 – 2002), espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Foi também diretor do Teatro da Boca Rica (1998 – 2004)", acrescentou a Secult CE.

 

Assuntos Relacionados