Fortaleza amarga mais uma vez o pior resultado da rede global de aeroportos da Fraport

Legenda: Aeroporto de Fortaleza tem o pior resultado entre os terminais administrados pela Fraport
Foto: Renato Bezerra/Diário do Nordeste
O Aeroporto Internacional de Fortaleza é novamente o terminal da rede Fraport com pior resultado do mundo.
No comparativo de setembro de 2023 com setembro de 2022, a queda foi ainda de dois dígitos (-10,5%). No mês passado, explicamos como o aeroporto já havia tido o pior resultado da rede. Os números são da Fraport AG.
Na ocasião, havíamos informado que o aeroporto havia caído 11,7%, ratificado pela Fraport. Com dados desta sexta-feira (13), o resultado de agosto aparece ajustado como queda de 5,8%.
Em nota, a Fraport Brasil informou que os dados ainda não estão fechados. "As companhias aéreas demoram a reportar a quantidade de passageiros por voo e estes números vão sofrendo atualizações ao longo dos dias. Por tal motivo, aguardamos até o fim do mês subsequente para informar os dados finais. Ou seja, a movimentação de setembro sairá apenas no final de outubro, com divulgação no site do Fortaleza Airport".
A concessionária também explicou que Fortaleza ainda não atingiu a movimentação pré-pandemia, mas acredita que em breve atingirá, sem previsão de quando o cenário vai melhorar.
"Além do Programa de Incentivo, a Fraport Brasil segue oferecendo o melhor da infraestrutura aeroportuária, com excelência em serviços, segurança e tecnologia, para que novas rotas e frequências possam ser concretizadas. Vale lembrar que a decisão de implementar rotas e frequências é das companhias aéreas, de acordo com seus estudos de viabilidade", acrescentou.
Para ilustrar o péssimo momento do Aeroporto de Fortaleza, seu par nacional, o Aeroporto de Porto Alegue, também da Fraport, cresceu 11,6% em setembro deste ano, na comparação com igual período do ano passado.
Setembro foi, até aqui, o 2º pior mês de movimentação do aeroporto cearense, uma baixa de 419.780 passageiros, apenas. Abril desse ano, movimentou 413.812 passageiros.
Outubro desse ano deve apresentar uma leve melhora em movimentação em relação à setembro. Setembro é historicamente um mês de baixa estação, ainda que seja a temporada de ventos fortes no Ceará, o que poderia atrair turistas de esportes de vento ao estado.
Outubro porém, deverá encerrar os voos para Maceió da Latam, o que foi ratificado pela companhia e comentado anteriormente pela coluna.
A alta estação de dezembro de 2023/2024, deverá trazer menos assentos que a de 2022/2023, como previmos.
Na contra-mão
Na média, comparando setembro de 2023, com setembro de 2022, 22 aeroportos da Fraport cresceram: média de 13,63%. Países na Europa e na América Latina.
Apenas 4 decresceram, encabeçados pelo Pinto Martins, Fortaleza Airport:
Resultados Relativos Set/23-Set/22
Brasil
  • Fortaleza: -10,50%
Grécia
  • Mykonos: -1%
  • Skiathos: -5,30%
  • Santorini (Thira): -5,20%
Relembre as razões da queda
Grande redução de assentos da Gol Linhas Aéreas
Redução de Assentos da Latam
Pouco crescimento de assentos da Azul
Edição de Decreto 35547 pelo Governo do Ceará
Não há razões suficientes para crer numa virada de jogo rápida. Quando a coluna esteve na Abav Expo 2023, feira das agências de viagens e turismo, as conversas com as companhias aéreas não indicavam alentos para curto-médio prazo, além do voo futuro da Voepass entre Fortaleza e Mossoró.
Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao
*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.


Assuntos Relacionados