Transporte público deve impulsionar 'contactless'

Escrito por Redação ,

Para diminuir o desgaste na experiência de pagamento, a indústria de cartões de crédito acredita que o próximo passo a ser dado é investir na penetração da cultura dos meios de pagamento por aproximação, chamados de contactless. As opções, atualmente, são bastante variadas para oferecer ao consumidor a possibilidade de finalizar transações apenas pela aproximação do cartão à máquina.

Para tornar essas opções mais viáveis, algumas bandeiras de cartão de crédito, como Mastercard e Visa, já trabalham para fornecer tecnologias e fechar parcerias com cidades em todo o Brasil para que soluções semelhantes sejam integradas aos meios de transporte público.

As duas empresas confirmaram que estão negociando com cidades do Nordeste para, possivelmente ainda em 2018, implementar esses mecanismos em metrôs e linhas de ônibus, melhorando a experiência de pagamento dos passageiros.

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A mudança possibilitaria o pagamento de uma passagem apenas pela aproximação dos cartões de crédito, por exemplo, aos mecanismos de bilhetagem, como funciona o Bilhete Único.

"Começar a pagar com contactless passa por uma mudança de cultura de pagamento. Quando a população entender que para pequenos pagamentos basta apresentar o cartão, sem digitar senha, e isso é muito mais rápido e conveniente, a gente consegue essa mudança", disse Marcelo Sarralha, diretor de produto da Visa. "O Brasil está no caminho, então nós acreditamos que o transporte público, pela questão do uso diário, pode ser um segmento que vai nos ajudar a massificação do uso de contactless", completou.

Mecanismo

Em outubro de 2017, a Visa lançou uma especificação aberta - livre para entrada de outras bandeiras - para agregar o uso de contactless aos sistemas de bilhete único em ônibus de todo o País. A empresa agora negocia provedores de equipamento para transporte público e com alguns operadores de transporte para oferecer esse tipo de solução para as cidades brasileiras. Durante a 12ª edição do Congresso dos Meios Eletrônicos de Pagamento, Sarralha confirmou que a empresa está negociando com uma grande cidade do Nordeste para que esse sistema esteja operacional ainda em 2018.

Integração

Já a Mastercard lançou um sistema próprio para introduzir, em transportes públicos, a tecnologia contactless e que deverá ser integrada por meio de um cartão cidadão multifuncional. A ideia é, também, possibilitar o pagamento de passagens usando os cartões da marca apenas pelo toque com as máquinas de cobrança de bilhete.

"O Brasil está preparado tecnologicamente para aderir à cultura contactless, mas acreditamos que a utilização desses meios de aproximação no transporte público será o impulsionador dessa tecnologia ao produzir uma experiência melhor aos clientes", explicou Paulo Frossard, vice-presidente de Market Development da Mastercard.

De acordo com o representante da Mastercard, não existe prioridade regional para implementação desses sistema, e a empresa já está negociando com cidades no Nordeste para vender essa solução ao transporte público local. 

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