Contas digitais conquistam usuários com taxas reduzidas

Plataformas saem na frente e se popularizam com oferta de serviços de um banco tradicional a custo mais atrativo

Escrito por Redação ,
Legenda: A publicitária Ivana Marques tem se sentido cada vez mais atraída pela modalidade de conta, apesar de ainda usar prioritariamente os aplicativos de bancos tradicionais nos quais é correntista

Indicadas para quem não abre mão de fazer todas as transações bancárias online, as contas digitais estão entre as fintechs que vem conquistando cada vez mais espaço. Sem a opção de conversar com o gerente em uma agência física, elas tem como principais atrativos a isenção de tarifas, com transferências por meio de TED sem cobrança de taxa. E é essa possibilidade que tem feito com que a publicitária Ivana Marques venha usando cada vez mais a plataforma em detrimento dos aplicativos de bancos tradicionais. Ela reconhece que ainda usa prioritariamente o aplicativo do banco pelo meio do qual é pago o seu salário. "Eu uso prioritariamente o app do banco no qual recebo o meu salário e acaba sendo realmente mais fácil fazer todos os pagamentos e transferências, mas a taxa zero do meu banco digital tem feito eu usar cada vez mais o aplicativo", diz Ivana.

Usuária assídua de fintechs que proporcionam praticidade, ela explica que faz todas as suas transações por smartphone. Além dos aplicativos de bancos - digitais ou não - ela diz que também é adepta dos aplicativos de organização financeira. Ela se rendeu ao aplicativo, que funciona como uma espécie de "planner mobile", para gerir melhor as receitas e despesas, além das datas de pagamento. "Eu coloco nele todas as minhas receitas e gastos o aplicativo vai fazendo o gerenciamento, inclusive o de parcelamentos".

Leia ainda:

> Tecnologia simplifica meios de pagamento e muda consumo 
> Confira entrevista com Gustavo Nomam
> Transporte público deve impulsionar 'contactless'
> Cidades do Ceará são alvo de projeto de inovação do BB

A praticidade de efetuar transações bancárias pela tela do smartphone sem ter que necessariamente encarar intermináveis filas em agências ou lotéricas vence cada vez mais o medo e desconhecimento de correntistas que receiam ter seus dados pessoais vazados.

'Resistência'

O também publicitário Ramon Bernan, que começou utilizando o aplicativo de seu banco - tradicional - com certa resistência a algumas opções ofertadas, como a de pagamento, hoje se considera um total adepto à ferramenta usada no celular e já faz uso de conta digital.

Além de não precisar esperar na fila para ser atendido, atrativos como a possibilidade de realizar movimentações em qualquer lugar e a sensação de segurança por não ter que portar dinheiro físico foram, aos poucos, ganhando a confiança de Bernan. "Tinha resistência em pagar pelo app, porque eu ainda era muito ligado ao comprovante impresso, sentia que valia mais do que um simples PDF do comprovante", diz.

Com o tempo, Ramon Bernan começou a usar o aplicativo para pagar as contas e detalha que até se sente mais confortável, hoje, em organizar os comprovantes bancários digitais em uma pasta. "Melhor do que os comprovantes de papél, que com o tempo vão se desfazendo", explica o publicitário.

Praticidade

O aplicativo do banco, utilizado por ele desde 2014, foi porta de entrada para outras fintechs que, de acordo com ele, atualmente facilitam a vida. Pouco tempo depois, Bernan começou a usar o app de mais um banco no qual tinha conta e, em seguida, se viu usufruindo de apps de cartões de crédito e aderindo à conta digital.

"Hoje eu já resolvo tudo pelo aplicativo, faço os meus pagamentos e transferências. Uso também os aplicativos dos cartões de crédito e também faço pagamentos por lá, além de outros apps que me permitem pagar as contas, como o do meu provedor de Internet e da operadora do celular", detalha Ramon Bernan.

Corretoras

Apps também para investir sem custos

"Eu morei 10 anos fora e me acostumei muito ao uso dos aplicativos e dos pagamentos online, tanto que já comprei até material de limpeza pela Internet. Uso os aplicativos de banco, faço pagamentos, transferências e sempre foi muito tranquilo, nunca tive problema de compras indevidas ou dados vazados, e mesmo que eu tenha, vou procurar resolver e não vou deixar de usar por isso, porque para mim a praticidade em todos esses anos é bastante vantajosa. Também uso aplicativos de corretoras de valores para investir os rendimentos que sobram e elas não cobram taxas, faço tudo online"

André Antunes
Biólogo

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.