Voos internacionais vão aquecer economia do CE

Governador e prefeito da Capital destacaram as oportunidades que surgem com a expansão da malha aérea

Escrito por Redação ,
Legenda: O governador Camilo Santana acredita que as oportunidades de gerar emprego para a população serão ampliadas. O prefeito Roberto Cláudio destacou o papel do poder público de investir em promoção turística
Foto: Fotos: Helene Santos/SAULO ROBERTO

Com o acréscimo de duas rotas internacionais diárias aos Estados Unidos pela Gol a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o governador Camilo Santana comemorou, ontem (15), as novas oportunidades de negócio proporcionadas pelos novos voos. Ele afirma estar muito feliz com a notícia e destaca que o investimento representa um incremento na economia do Estado, com o fortalecimento do turismo e geração de empregos.

 

Leia ainda: 

> EUA: nova rota movimentará 17 mil passageiros 
> Hotéis: foco em turismo de negócios
> Há potencial para elevar frequências
> Número de passageiros do exterior é o maior em 10 anos 
 
Questionado se as novas rotas acabariam com as chances de uma operação da Delta Airlines do Aeroporto, o governador negou. "Uma coisa não substitui a outra, é uma soma. O Ceará tem condições de suportar investimentos de naturezas diversas. São empresas da mesma aliança", destaca. No ano passado, ele havia antecipado que a americana teria interesse em operar uma rota para Fortaleza.

Embora o estudo para avaliar os impactos macroeconômicos do hub da Air France-KLM/Gol no Ceará só deva ser finalizado no próximo mês pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Camilo destaca já ser possível vislumbrar um aumento significativo do turismo. "Não só com as novas rotas internacionais como também nas nacionais, uma vez que a Gol vai ampliar em 35% as ofertas domésticas à Fortaleza".

Impacto

O governador destaca ainda que 70% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual é oriundo do setor de Serviços, que inclui atividades relacionadas ao turismo. "Teremos muitas oportunidades de gerar mais desenvolvimento econômico e renda para os cearenses que atuam na área. O turismo é uma atividade dinâmica que impacta em cerca de 52 setores da economia", pontua.

Camilo também ressalta as novas oportunidades que surgem para as exportações de produtos perecíveis, como flores, frutas e pescados. "Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, o governo vem se posicionando como um elo de ligação entre o setor produtivo e as empresas que estão protagonizando essas oportunidades, para encurtar os caminhos e promover uma ambiência econômica favorável", pontua.

Além da isenção de ICMS para atividades relacionadas ao hub, o governador lembra que o grupo de trabalho está atuando com o objetivo de apoiar as intervenções que precisem ser realizadas, como vias de circulação e fomento a comércio e serviços. "Temos ampliado, também, a divulgação internacional do nosso Estado para atrair cada vez mais turistas. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo".

Promoção turística

Também em celebração pela conquista, o prefeito Roberto Cláudio destacou que o poder público também tem o papel, agora, de investir em promoção turística, divulgando Fortaleza nos Estados Unidos, especialmente em Miami e Orlando, para atrair mais turistas à cidade. "Se continuarmos nesse passo de investimento em infraestrutura, em garantir competitividade para esse hub, creio que outros voos nacionais e internacionais tendem a se estabelecer".

Ele aponta ainda que a prefeitura e o governo estabeleceram um conjunto de incentivos que envolvem tributos e um novo zoneamento urbano e investimentos no entorno do aeroporto. "Diria que o conjunto desses atrativos, associado à viabilização da concessão da Fraport, tem dado as companhias aéreas uma possibilidade maior de ampliarem suas atividades em Fortaleza".

O que eles pensam

Negócios e promoção da Capital

"Com o hub, já temos uma grande oportunidade para incrementar as exportações pelo modal aéreo de produtos perecíveis ao mercado europeu e asiático e, agora, para os Estados Unidos, ampliando ainda mais o mercado consumidor. O Ceará vive um momento único, com ambiência ideal para atrair investimentos indutores de crescimento econômico e social".

César Ribeiro
Sec. De Des. Econômico do Estado do Ceará

"No próximo dia 24, será lançado pelo governo federal o visto online para os cidadãos americanos. Por isso, é importantíssimo que trabalhemos o mercado americano, trazendo investidores em equipamentos para o turismo. Dessa forma, com os novos voos para os Estados Unidos, seremos essa ligação de um grande novo destino para o mercado americano".

Arialdo Pinho
Secretário de Turismo do Estado do Ceará

"A representatividade dos turistas americanos ainda é muito tímida. Tem que ser feito um trabalho no mercado americano promovendo o destino Fortaleza. Existe uma possibilidade da Delta também iniciar voos para outros destinos americanos então acho que já justifica fazermos um maior investimento de divulgação do destino nos Estados Unidos".

Alexandre Pereira
Secretário de Turismo de Fortaleza

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.