EUA: nova rota movimentará 17 mil passageiros

Estimativa considera uma taxa de ocupação de 80% dos voos de ida e volta entre Fortaleza, Miami e Orlando

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,

As novas rotas diárias para Orlando e Miami a partir de Fortaleza anunciadas, ontem, pela Gol, conforme informou o Diário do Nordeste na edição dessa segunda-feira (15), com exclusividade, deverão transportar cerca de 17 mil passageiros por mês no Aeroporto Internacional Pinto Martins, levando em conta uma taxa de ocupação de 80% dos voos de ida e volta. A reportagem considerou a capacidade de 186 passageiros das aeronaves que operarão o trecho, Boeing 737 MAX, para fazer o cálculo.

Na visão de especialistas do mercado, as novas operações internacionais do hub, aliadas às conexões com outras cidades, irão transformar a administração do aeroporto devido à proximidade do tempo em que várias aeronaves vão chegar e sair. "Além da própria operação, que será mais pressionada, outras autoridades aeroportuárias envolvidas nesse processo, como a Receita Federal, por exemplo, terão de ser muito bem coordenados para evitar maiores problemas para os passageiros", destaca uma fonte do setor.

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Fingers

Para se ter uma ideia, os voos oriundos de Manaus, Belém, Natal, Recife e Salvador, que compõem o banco de conexões da manhã para alimentar as rotas internacionais, mais os dois voos a Miami e Orlando, já seriam suficientes para ocupar todos os sete "fingers" (pontes de embarque) do Aeroporto. Mesmo assim, o terminal conta com 14 posições remotas para acomodar aeronaves de forma simultânea (com 21 vagas, no total).

Ainda que a ampliação do terminal não esteja concluída até o início das operações, em 4 de novembro, a Fraport afirmou que os voos adicionais podem ser recebidos antes da conclusão das obras, acrescentando que o programa de melhoria imediata será capaz de trazer melhorias rápidas ao serviço oferecido aos passageiros. Procurada, a concessionária disse que não comentaria o anúncio da Gol.

Concorrência

Os voos da Gol batem de frente com os voos anunciados pela Latam Airlines para os mesmos destinos. O grupo chileno-brasileiro, que já operava o trecho Fortaleza-Miami, anunciou a criação de mais uma frequência semanal para a cidade a partir de maio, e o início de dois voos semanais para Orlando a partir de julho do próximo ano. Na avaliação de especialistas, as estratégias das companhias são diferentes para operar os trechos.

O professor do Laboratório de Transporte Aéreo do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge Pinto Alves, avalia que a Latam, por não definir formalmente seu hub do Nordeste, pode estar testando o mercado, enquanto a Gol precisa fazer mais ligações centradas na Capital cearense para servir de transportador de passageiros dos voos a Paris e Amsterdã pela Air France-KLM.

"São estratégias distintas, por enquanto, entre as duas principais companhias atuantes no Brasil", reforça Alves. "A cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará ganham mais movimentação no aeroporto, mais dinheiro circulando. Mais opções de destino. Um melhor aeroporto com mais interesse comercial. O oposto a ser abandonado".

O professor Alessandro Oliveira, pesquisador do Núcleo de Economia do Transporte Aéreo do ITA (Nectar-ITA), endossa o posicionamento ao destacar que a Capital se beneficia com os esforços das empresas aéreas concorrentes. "Estamos vendo em Fortaleza uma briga boa, de cachorro grande, que vai ser interessante e, olhando com uma visão otimista de Brasil, é plenamente sustentável", avalia Oliveira, destacando a recuperação da economia do País.

Ele aponta que as novas rotas também são uma recomposição das perdas dos últimos anos, ocasionadas pelos ajustes de malha provocados pela crise. "A Gol está agora correndo atrás, aproveitando dessa nova tecnologia da aeronave e da probabilidade de o País continuar nessa trajetória de crescimento, ainda que devagar. Imaginamos ser possível rapidamente voltarmos ao patamar de antes", explica.

Hub

Além dos dois novos voos diários da Gol, o terminal cearense já ganhou quatro novas rotas internacionais desde o anúncio do Pinto Martins como hub do grupo Air France-KLM/Gol. O aeroporto terá em 2018 duas frequências semanais à Paris, na França, pela Joon, nova marca da Air France; três à Amsterdã, na Holanda, pela KLM; duas para Orlando, nos Estados Unidos, pela Latam; e duas à Cidade do Panamá, pela Copa.

Ao todo, Fortaleza contará com 12 voos internacionais no próximo ano. Antes, a Capital já contava com ligações a Bogotá (Colômbia, pela Avianca), Caiena (Guiana Francesa, pela Azul), Frankfurt (Alemanha, pela Condor), Buenos Aires (Argentina, pela Gol), Milão (Itália, pela Meridiana), Praia (Cabo Verde, pela TACV), Miami (Estados Unidos, pela Latam) e Lisboa (Portugal, pela TAP).

Aeronaves

A partir do meio do próximo ano, a Gol começa a receber os primeiros Boeing B737 MAX das 120 aeronaves encomendadas pela companhia para a renovação da frota até 2028. Eles serão configurados com 186 assentos, cerca de 5% a mais do que os 737 NG operados atualmente pela companhia aérea. A autonomia desta aeronave também é 15% maior do que as da frota atual, além de contar com uma economia maior de combustível.

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