Hotéis: foco em turismo de negócios

Escrito por Redação ,
Legenda: Representantes do setor hoteleiro veem grande potencial no mercado dos EUA e dizem que é preciso divulgar o destino Ceará
Foto: FOTO: FERNANDO TRAVESSONI

Vislumbrando o aumento no número de turistas que devem circular em Fortaleza a partir das novas rotas internacionais para a Europa e Estados Unidos, o setor de turismo projeta crescimento na ocupação hoteleira e avalia como positiva a proporção que o hub da Air France-KLM e Gol está tomando.

"Com a chegada desse centro de conexões, a Capital vai se consolidar no mercado. Nós temos que trazer o turismo de negócios porque ele deixa três vezes mais dinheiro em relação ao turismo de lazer", afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares.

Leia ainda:

> EUA: nova rota movimentará 17 mil passageiros 
> Voos internacionais vão aquecer economia do CE 
> Há potencial para elevar frequências
> Número de passageiros do exterior é o maior em 10 anos 

De acordo com ele, devido à localização geográfica de Fortaleza, há necessidade de trabalhar com mais força o turismo de negócios. "Nós temos um centro de eventos que é um dos maiores da América Latina. Temos que trabalhar mais esse setor e torná-lo mais importante".

Apesar disso, Linhares diz ainda que os turistas de lazer também são importantes para o setor. "É um impacto muito positivo esses novos voos para os Estados Unidos. Todos os setores da economia vão se beneficiar e muita gente vai circular na Estado", acrescenta. Além disso, Manoel Linhares considera de grande importância os turistas de Brasília e do restante do Nordeste.

"Nós vamos atrair essas pessoas. O turista vai fazer conexão aqui e dessa forma vai passar mais dias na cidade, gastando mais", afirma.

Cultura

Para o presidente da ABIH-Ceará, Eliseu Barros, os novos voos da Gol para os Estados Unidos são uma oportunidade para trazer mais norte-americanos para visitarem o Ceará.

"Tem muito latino em Miami e Orlando e há uma conexão cultural entre eles e a gente", opina.

No entanto, Eliseu acredita que deverá ser feito um trabalho para divulgar o destino nos EUA. "É um novo mercado com uma potencialidade muito boa. Então, nós precisamos trabalhar na divulgação do Ceará".

Voos

Com início das operações em 4 de novembro deste ano, ao todo serão quatro saídas entre o Brasil e a Flórida, com decolagens de Brasília e Fortaleza, cidades escolhidas por suas localizações privilegiadas e oportunidade de conexões com os demais destinos da companhia.

"Os voos para os Estados Unidos evidenciam um novo momento da Gol. Nesses 17 anos, conquistamos a liderança em importantes índices do setor, evoluímos, modernizamos e crescemos. Além dos novos destinos, a chegada do 737 MAX, a partir de junho de 2018, concretiza mais uma entrega para oferecer a melhor experiência de viagem aos nossos clientes, com aeronaves novas e modernas, serviços e produtos exclusivos e uma malha forte e integrada", diz Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da Gol.

Além dos voos da Gol, Fortaleza inicia a operação para Paris e Amsterdã em maio de 2018. São cinco frequências, duas para a França e três para a Holanda, com saídas às segundas, quintas, sextas, sábados e domingos de ambas as operadoras. A Latam também vai operar rotas para os EUA com partidas da Capital.

O que eles pensam

CE no roteiro do mundo

"Com os novos voos, as nossas expectativas são as melhores para o setor hoteleiro. Se há mais voos, há também mais turistas na cidade. Isso beneficia bastante a gente. Sem contar que com a oferta maior de voos em Fortaleza para vários lugares, haverá queda no preço da passagem beneficiando diretamente os turistas e tornando a viagem mais barata"

Aldemir Leite
Pres. Ass. Meios de Hosp. E Turismo do Ceará

"É um impacto muito positivo para toda a cadeia. Isso beneficia muito o setor e coloca o Ceará no roteiro do mundo, consolidando cada vez mais o destino. É um negócio maravilhoso e eu acredito que o turismo será beneficiado, com destaque maior para a hotelaria, bares e restaurantes. Isso envolve do artesão, ao comércio e à indústria. Realmente é muito positivo"

Moraes Neto
Pres. Do Sind. Restaurantes e Bares (Sindirest)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.