Morango e uva já estão em falta no Ceará

Além da ausência desses dois produtos, vários outros itens estão escassos no mercado, fazendo os preços subirem, diz Odálio Girão, analista de mercado da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE)

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Com a continuidade da greve dos caminhoneiros em todo o País, o abastecimento de frutas e hortaliças no Ceará permanece comprometido. Produtos como a uva e o morango já estão ausentes do mercado, segundo Odálio Girão, analista de mercado da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa/CE). No entanto, a situação não sofreu grandes mudanças entre esta quinta (24) e sexta-feira (25).

LEIA AINDA:
> Frutas e hortaliças ficam escassas e sobem até 220%

> Carnes: oferta não foi comprometida
> Produtos começam a faltar nas prateleiras

"Nós temos capacidade para aguentar até o fim de semana, mas na segunda-feira já precisaremos de mercadoria nova", afirma Odálio. Ele acrescenta que produtos de produção regional devem continuar nas prateleiras por mais algum tempo e que o problema maior é com os itens vindo do Sul e Sudeste.

Girão também informou que 56% de toda a produção vendida na Ceasa vêm de outros estados. "Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são, nessa ordem, os principais emissores de frutas e hortaliças para o Ceará", destaca.

Ele ressalta ainda que repolho, cenoura, pimentão, cebola, maracujá, laranja, manga, abacate, maçã, pera e pêssego estão escassos e os preços estão subindo constantemente.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.