Encomendas são feitas pelo celular

Empreendedores aproveitam as redes sociais para divulgar os produtos e entregá-los aos consumidores

Escrito por Redação ,
Legenda: A divulgação dos produtos da Carioca Bread acontece no Instagram e a venda é, geralmente, concretizada por WhatsApp. Em um ano e meio, a média de clientes saiu de dez para 100
Foto: FOTO: LUCAS DE MENEZES

Ir até a padaria e enfrentar aquela fila para comprar uns pãezinhos pode não ser mais a primeira opção para quem deseja adquirir o produto. Hoje, através do WhatsApp, é possível encomendar os quitutes e saborear o alimento sem precisar sair de casa. Situação semelhante acontece com quem deseja pedir aquele bolo de aniversário, mas não tem tempo para ir escolher pessoalmente.

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O chef do boulanger Cid Ribeiro foi um dos que apostaram nesse meio e, atualmente, comercializa pães caseiros pela internet. Ribeiro revela que a primeira ideia, há três anos, era abrir uma loja física e, após fazer um plano de negócio para uma padaria, percebeu que era inviável montar uma estrutura física na época. Ele e a esposa começaram a produzir e divulgar entre amigos os produtos, os quais começaram a degustar e a encomendar as delícias.

O casal, então, criou a Carioca Bread e utiliza as redes sociais para vender os produtos. A divulgação dos artigos acontece no Instagram e a venda é, geralmente, concretizada por WhatsApp. Cid explica que a comunicação é muito mais prática por esses meios, pois os clientes já viram as fotos e sabem o que querem encomendar.

O chef afirma que, em um ano e meio trabalhando com esse sistema, a média de clientes saiu de dez para 100.

Ele atribui os números ao formato da relação estabelecida com os consumidores. "Nas lojas não existe relação próxima com os clientes e a rede social quebra isso. Quebramos a barreira de consumidor e empresa, e vira uma relação de confiança, mais do que uma relação comercial", explica o chef.

Apesar de já planejar um loja física, Ribeiro comenta que não pretende abandonar o trabalho através das mensagens instantâneas. Ele afirma que o WhatsApp permite entender a necessidade de cada cliente e trabalhar de forma individualizada. "É mais uma forma de comunicação do cliente com a empresa do que da empresa com o cliente. Optamos por não criar grupos, tratamos cada um individualmente, entendendo suas necessidades".

Bolos

Assim como a Carioca Bread, Deborah Figueiredo também investiu na internet para divulgar e comercializar seus produtos. Ela conta que começou a fazer bolos como uma alternativa para não precisar voltar ao trabalho após ter filho. A ideia de investir na área veio quando ela obteve retorno após o marido divulgar no Facebook alguns artigos.

Os primeiros produtos começaram a ser feitos dentro da própria casa e, hoje, Deborah já possui um local onde faz os bolos e conta com a ajuda de duas pessoas, uma na produção e outra no atendimento.

Ela explica que a maioria dos pedidos chega por WhatsApp, ferramenta que também otimiza o trabalho, pois os pedidos ficam registrados nas mensagens. "A gente envia fotos, faz orçamentos, fica mais fácil para passarmos os valores", declara.

Deborah afirma que não imagina o seu comércio sem as redes sociais, pois muitos dos pedidos que chegam foram realizados porque os clientes viram o número de telefone no Facebook ou no Instagram. "Os clientes entram muito em contato para saber os preços dos bolos e os modelos", esclarece. Ela revela, ainda, que trabalha também com sobremesas.

A marca, batizada de Tetê Bolos, foi criada em junho de 2013 e, nesses dois anos, registrou grande crescimento. Deborah conta que, no início, vendia de 15 a 20 bolos por mês. Atualmente, em um único dia, é possível comercializar 40 bolos. "Na véspera do Carnaval, 70 bolos foram vendidos. Por dia, durante a semana, são feitos de 18 a 20 bolos. Na sexta e no sábado, a média é de 35 a 40", revela.

Mais informações:

Carioca Bread
Cid Ribeiro: (85) 99239-1910

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