Distribuição gratuita de CDs alavancou artistas

Atitude foi pioneira no País e, hoje, conta ainda com divulgação de vídeos, músicas e fotos também na internet

Escrito por Redação ,
Legenda: Para Carlos Aristides, empresário e sócio da A3 Entretenimento, dar os álbuns gratuitamente facilita a aproximação dos cantores com os seus fãs

Estratégia de divulgação pioneira que alçou o Aviões do Forró ao sucesso nacional, no ano de 2009, a distribuição de CDs de forma gratuita pelas bandas de forró permanece forte ainda hoje, sendo agregada a outros tipos de promoção dos artistas que garantem o acesso às obras das bandas sem ser preciso desembolsar nenhum centavo.

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"Hoje, além da distribuição de CDs promocionais, também desenvolvemos um trabalho massivo com divulgação de músicas, vídeos e shows gravados na internet, medida que também está sendo seguida por artistas de outros gêneros, como o sertanejo", exemplifica Carlos Aristides, empresário e sócio da A3 Entretenimento e da banda Aviões do Forró.

A empresa - que além do Aviões, controla a agenda de artistas como Solteirões do Forró, Dorgival Dantas e Pé de Ouro - distribui hoje, em média, 250 mil discos por mês. Além disso, A3 também aposta no material de distribuição pela internet. "Somos recordistas em quantidade de downloads na internet com o Aviões do Forró e atualmente temos a marca de 10 milhões de CDs gravados em shows baixados no principal site de downloads do gênero", afirma ele.

A estratégia busca estreitar o laço entre artistas e fãs o mais rápido possível. "A importância é que, com isso, aproximamos ainda mais o público dos nossos artistas e em um intervalo de tempo mais curto, o que é fundamental em tempos de velocidade de redes sociais", destaca.

Contrato com gravadora

A ação de distribuição de discos ou disponibilização de downloads gratuitos é mantida mesmo quando as bandas assinam contratos com grandes gravadoras, como no caso da banda Aviões do Forró, vinculada à Som Livre desde 2010.

Paralelamente à venda de discos pela gravadora, permanece o acesso gratuito ao material produzido pela banda, em distribuições realizadas nos shows. Após a assinatura do contrato com a Som Livre, a gravadora passou a imprimir uma visão essencialmente comercial ao material produzido, mas a ação que alçou o sucesso nacional ao grupo cearense permaneceu.

'De igual para igual'

"A gravadora encara que nós precisamos vender música e a banda, de certa forma trabalhamos isso promocionalmente. Mas hoje temos um panorama em que as duas ideias se completam e trazem benefícios para a banda (as vendas pela Som Livre e a distribuição de materiais pela A3)", ressalta Carlos Aristides.

Após ter assumido vínculo com a Som Livre, o empresário disse que trouxe diversas vantagens, dentre elas "estar numa gravadora de nível internacional, onde ela ajudou a posicionar o forró de igual para igual com todos os gêneros do Brasil, assim se fazendo parte do seu casting, incluindo sucessos em novelas e em uma mídia nacional dentro da Globo, que é a maior emissora de TV do País".

Qualidade

Tendo que lidar com a distribuição gratuita do material musical dos artistas de forró, de forma física ou pela internet, a Som Livre ainda aposta no seu potencial de fornecer gravações de qualidade.

"Geralmente, isso (a distribuição gratuita) é feita para promover os artistas que estão começando. Porém, na grande maioria, são gravações feitas de forma amadora, muitas vezes com recados no meio das músicas e sem cuidados especiais que um produto oficial tem. Dessa forma, a qualidade do nosso produto acaba sendo um diferencial para os fãs", afirma o gerente artístico da gravadora, Rene Júnior. (MV)

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