Os estribados do forró

Com gênero musical em alta nos últimos anos, artistas cearenses estão no topo dos que mais lucram com este mercado em todo o País

Escrito por Armando de Oliveira Lima / Murilo Viana - Repórteres ,

Foi-se o tempo que o forró figurava entre os gêneros musicais sempre à margem da chamada boa música e indigno de sucesso estrondoso no Brasil. Hoje, os artistas levam os hits aos principais programas de TV e às mais badaladas casas de show do País. Marcas famosas de roupas e bebidas são citadas aos montes nas músicas e os próprios forrozeiros - sejam eles cantores ou fãs - alimentam um mercado que movimenta milhões.

Em rota de sucesso, 'Aviões' saltou do popular ao 'privilége' 

Distribuição gratuita de CDs alavancou artistas

'Estourado', cachê de Wesley Safadão chega a R$ 650 mil 

Um dos estados cujas bandas sempre tiveram relevância neste cenário musical, o Ceará ostenta hoje os mais estribados artistas do forró, que ganham e geram riquezas ao redor deles.

A aceitação de mais público teve a ver, admitem os artistas, com a mudança na composição do som. O uso de instrumentos eletrônicos, a modernização do shows e também a associação com outros gêneros, especialmente o sertanejo, fizeram com que bandas e cantores solos de forró conquistassem a preferência do público nos últimos anos.

Sem crise

Como já disse o maior símbolo da atualidade do forró cearense, Wesley Safadão, "a crise só pega quem acredita nela". Ele e mais uma centena de forrozeiros, com certeza, não estão nem aí para isso. Artistas como Safadão e a banda Aviões do Forró chegam a fazer 20 shows por mês e a atrair públicos de mais de 40 mil pessoas nas apresentações, com ingressos que frequentemente custam mais de R$ 100 e chegam aos R$ 500, e sob os quais eles, dependendo do contrato, detêm participação.

O retorno financeiro para quem investe na carreira e consegue sucesso é alto. O valor repassado a Wesley Safadão e sua banda para um show de 1h20 de duração no São João de Maracanaú deste ano, como evidencia o Diário Oficial da União (DOU) de 24 de fevereiro de 2016, é de R$ 200 mil. Entretanto, o cantor já revelou à imprensa que chegou a faturar R$ 650 mil em apenas uma apresentação.

Diferencial na divulgação

Uma das chaves para o sucesso reside em uma palavra-chave: divulgação. Nesse aspecto, a banda Aviões do Forró é uma das principais referências no modelo de distribuição de CDs de forma gratuita, com o objetivo de fortalecer a banda e atrair o público para os shows. Essa estratégia, inaugurada há cerca de sete anos, ainda é praticada e hoje está aliada à disponibilização dos discos para downloads gratuitos e divulgação de músicas, vídeos e shows gravados pelos artistas na internet. Para conquistar o público, os compositores do gênero também cumprem bem o seu papel, ao escreverem letras que comumente levantam questões amorosas, mas também traçam perfis de vida relacionados a classes de alto poder aquisitivo, e que são consumidas por todos.

Consumo generalizado

"O gênero é consumido por pessoas de diversas faixas de renda e faixas etárias e os artistas circulam desde eventos sofisticados aos de acesso popular", ressalta Rene Júnior, gerente artístico da Som Livre, gravadora com a qual Aviões do Forró e Safadão têm contrato.

O gênero ainda se expande para além da música e se faz presente no estilo das roupas, nos modelos de óculos e outros diversos assessórios que são assinados pelas próprias bandas ou cantores de forró ou que tem sua divulgação vinculada diretamente a esses artistas.

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