Capital: voos cancelados; combustível só até 4ª

Entre os aeroportos do Ceará, a situação mais grave é a de Juazeiro do Norte, onde não há mais combustível

Escrito por Redação ,
Legenda: Até a noite de ontem, o Fortaleza Airport registrou 6 voos cancelados e 16 atrasados
Foto: FOTO: JOSÉ LEOMAR

Mesmo com o acordo entre governo federal e caminhoneiros, muitos aeroportos brasileiros continuam sem abastecimento ou operando com níveis de reserva. No Ceará, atrasos e cancelamentos nos terminais de Fortaleza e Juazeiro do Norte prejudicaram passageiros na última semana. Ontem (28), até às 19h, 16 voos estavam atrasados no Fortaleza Airport e outros seis tinham sido cancelados, quatro de/para Guarulhos e dois de/para Recife. Em Juazeiro do Norte, onde a situação é mais grave porque não há combustível, 7 operações chegaram ou saíram com atraso e apenas um cancelamento da companhia Azul foi registrado com destino a Viracopos (Campinas). O Aeroporto de Jericoacoara opera normalmente, segundo o Governo do Estado.

> Fraport adia lançamento  de pedra fundamental

A Fraport, concessionária do Aeroporto Internacional de Fortaleza, informou que recebeu, ontem (28), oito carretas com combustível. "Porém, segue operando nos seus níveis de reserva. Com este reabastecimento, a nova previsão é que as operações sigam até quarta-feira (30), fim da noite".

Azul e Avianca

Em Fortaleza, quatro voos foram cancelados, todos de/para Guarulhos das companhias Avianca e Latam. Outros dois eram de/para Recife da Azul. Em Juazeiro, apenas uma operação foi cancelada pela Azul com destino a Campinas. O voo de hoje (29) também foi cancelado pela companhia para o Interior paulista.

Em nota, a Azul informou "que está replanejando sua malha para os próximos dias e orienta clientes com viagens marcadas a consultar o status de seus voos por meio do site ou aplicativo antes de seguirem para o aeroporto. A companhia reforça que trabalha para minimizar impactos e atender seus clientes da melhor maneira possível".

A empresa afirmou que prefere não divulgar o número de operações em atraso ou canceladas. "Estamos focados em reordenar a malha de voos e fazer a operação da companhia acontecer. A Azul tem trabalho intensamente para evitar o cancelamento de voos e minimizar os impactos".

A Avianca, por sua vez, informou que não há cancelamentos previstos em Juazeiro do Norte. "Em Fortaleza, tivemos um voo cancelado na segunda (28). A Avianca informa que permanece avaliando a situação relacionada ao abastecimento de combustível em cada um dos aeroportos em que atua e que, infelizmente, precisou realizar alguns cancelamentos. A empresa está orientando seus clientes com voos programados para hoje e para os próximos dias, para que entrem no site da companhia (www.Avianca.Com.Br), antes de seguirem para o aeroporto. A companhia solicita que os passageiros não atendidos entrem em contato para a remarcação das passagens, com embarque até o dia 5/6, sem cobrança de taxa, nem pagamento de diferenças tarifárias".

Gol e Latam

A Gol disse que "dois voos foram cancelados neste domingo (27). A empresa segue trabalhando a fim de minimizar impactos aos seus clientes, aplicando medidas de contingência em toda sua operação. Os passageiros impactados por estes cancelamentos poderão procurar a companhia para remarcar suas viagens, sem a cobrança de taxas e de acordo com a disponibilidade. Ou ainda, solicitar reembolso ou crédito integral de suas passagens".

A Latam informou que o desabastecimento de combustível nos aeroportos segue impactando pontualmente suas operações. "A companhia lamenta os inconvenientes e desconfortos gerados por este acontecimento de força maior e alheio à sua vontade, recomenda que todos os passageiros verifiquem a situação dos seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.