Camilo vê marco no leilão e maior chance com hub

Chefes dos Executivos estadual e municipal foram a São Paulo acompanhar o leilão do Aeroporto de Fortaleza

Escrito por Redação ,
Legenda: Agora, esforços do governador e do prefeito devem se concentrar na captação do centro de conexões de voos (hub) da Latam
Foto: Foto: Natinho Rodrigues

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio fizeram questão de participar do leilão do Aeroporto de Fortaleza, na manhã de ontem, em São Paulo, e comemoraram a concessão do equipamento para a empresa alemã Fraport. A expectativa de impulsionar o setor aéreo a partir de um grande grupo internacional, segundo destacaram, foi então atingida e, agora, os esforços dos chefes do Executivos cearense e de Fortaleza devem se concentrar na captação do centro de conexão de voos (hub) da companhia aérea Latam.

LEIA MAIS

.Pinto Martins é concedido a alemã por R$ 1,5 bi; R$ 425 mi pagos de entrada

.Latam: centro de conexões sem data

.Juazeiro: terminal entre os próximos

.Obras retomadas em 2018; potencial turístico foi decisivo

.Governo avalia que leilão foi 'um sucesso'

.'Concessão só se compara ao funcionamento da CSP'

.Infográfico: saiba quais serão os próximos passos após o leilão 

"Todo o esforço que nós fizemos para incluir o Aeroporto (Pino Martins) nessa concessão do governo federal, a ampliação da área do equipamento... E isso é fundamental na nossa disputa pelo hub da Latam no Nordeste. Isso era uma das condições que nos favorecia para essa disputa, e hoje nós estamos conseguindo, depois de praticamente dois anos, concluir esse leilão aqui na Bovespa", afirmou o governador do Estado do Ceará.

Camilo se disse ainda "muito feliz" pela escolha de uma concessionária privada para administrar o equipamento, a qual "vai possibilitar um novo marco para o turismo, para aviação de Fortaleza e do Estado do Ceará".

Já o prefeito de Fortaleza destacou como mais importante "a segurança de ser um grupo internacional sólido, forte, com grande experiência no gerenciamento na administração de aeroportos internacionais, globais, vários aeroportos americanos, aeroportos europeus, de diversos continentes, agora entrando no Brasil pela porta de Fortaleza".

Obras e turismo

"Para a gente, primeiro, é a garantia da continuação das obras do Aeroporto, da ampliação do nosso Aeroporto e da modernização dos serviços aeroportuários. Isso acaba dando a uma cidade de vocação turística, como a cidade de Fortaleza, uma nova realidade de oportunidade", acrescentou Roberto Cláudio após acompanhar o certame na BM&FBovespa, em São Paulo.

Ambos, governador e prefeito, apontam para um novo momento vivido por Estado e Prefeitura em relação a negócios e turismo a partir das relações que podem ser desenvolvidas com o novo operador e os demais investidores interessados em aplicar recursos na Cidade a partir do setor aéreo.

"Então, certamente que, com a concessão, a gente ganha em garantir o término da obra, a ampliação e a qualidade dos serviços aeroportuários, aumenta a competitividade para garantir o hub da Latam mas, o mais importante, é que se abre um novo mundo de relações e oportunidades de novos voos, de novas relações com companhias aéreas internacionais", analisa o prefeito de Fortaleza.

Relação com a Fraport

Ao destacar a excelência do trabalho desenvolvido pela Fraport, o governador Camilo Santana informou que o contato inicial com os representantes da empresa alemã já foi feito ontem mesmo, em São Paulo, quando o martelo foi batido e o Aeroporto de Fortaleza foi oficialmente arrematado no leilão.

"Nós conversamos aqui com os representantes da empresa, nos colocamos à disposição de recebê-los lá no Ceará, o que o Estado e a Prefeitura puder fazer para fazer para que possa fazer essa parceria trazer cada vez mais resultados melhores para Fortaleza e para o aeroporto", adiantou o governador.

"Para uma cidade turística como Fortaleza, certamente que a cidade fica mais internacional. O aeroporto, que é a maior porta de entrada de turistas internacionais e nacionais, acaba dando essa oportunidade de o turismo se fortalecer", acrescentou o prefeito Roberto Cláudio.

Opinião 

Decisão do hub deve sair até o fim deste ano

O resultado do leilão para o Aeroporto Pinto Martins foi excelente. A Fraport opera o Aeroporto de Frankfurt, o maior hub (centro de conexões aéreas) da Europa. Ela tem experiência e tem capacidade financeira e operacional para realizar as reformas exigidas para o aeroporto. Esse foi o melhor resultado que poderia ter saído para o Aeroporto Pinto Martins.

A partir de agora, está aberto o caminho para a Latam negociar o hub para Fortaleza (em detrimento de Natal e Recife, que também disputam o empreendimento). Não é que a decisão do leilão agilize a decisão da Latam. Eles não tinham com quem negociar, agora eles têm com quem negociar. Eu acredito que até o fim deste ano sai essa decisão. Esse é um sentimento meu.

Arialdo Pinho
Secretário de Turismo do Estado do Ceará

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.