Juazeiro: terminal entre os próximos

Escrito por Redação ,

Brasília. O ágio obtido pelo governo com a venda dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis nesta quinta-feira (16) surpreendeu tanto que o governo federal já começou a planejar a próxima rodada de concessões, que incluiria, dentre outros, o Aeroporto de Juazeiro do Norte, no Interior do Ceará. Os estudos são conduzidos pelo Ministério dos Transportes, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

LEIA MAIS

.Pinto Martins é concedido a alemã por R$ 1,5 bi; R$ 425 mi pagos de entrada

.Camilo vê marco no leilão e maior chance com hub

.Latam: centro de conexões sem data

.Obras retomadas em 2018; potencial turístico foi decisivo

.Governo avalia que leilão foi 'um sucesso'

.'Concessão só se compara ao funcionamento da CSP'

.Infográfico: saiba quais serão os próximos passos após o leilão 

Quem participa das discussões afirma que a ideia é fazer o próximo leilão no início de 2018 com um pacote entre quatro e oito aeroportos. Atualmente, 17 terminais estão sob análise, principalmente nas capitais. Cidades menores com boa demanda de passageiros como Foz do Iguaçu (PR) e Juazeiro do Norte também seriam alvo.

Os aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR) e Manaus (AM) estão fora. Com boa rentabilidade, serão mantidos como pilares da reestruturação da Infraero. Estão sendo considerados aeroportos com "potencial comercial" para os investidores mas que, vendidos, não comprometam a "sustentabilidade" da estatal.

Os aeroportos que foram concedidos ontem e os outros que já haviam sido privatizados movimentam juntos 12% do total de passageiros do país. Cálculos da Anac apontam que 59% dos passageiros do país passarão a ser atendidos por aeroportos concedidos à iniciativa privada.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.