PF busca suspeito de tráfico internacional em condomínio de luxo em Aquiraz

"Operação Símios" cumpre mandados no Ceará, Pernambuco, Natal, Piauí, São Paulo e Mato Grosso

Escrito por Redação ,
Legenda: Polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa onde homem preso no condomínio de luxo reside em Juazeiro do Norte.
Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Polícia Federal  busca, na manhã desta segunda-feira (9), em um condomínio de luxo no Porto das Dunas, em Aquiraz, um homem investigado por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

(Atualização: no início da manhã, um agente da PF informou que o suspeito havia sido preso. No entanto, a Polícia Federal corrigiu a informação e comunicou, posteriormente, que o homem continua sendo alvo de buscas. A informação foi atualizada nesta matéria às 12h24)

A operação  visa cumprir três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e Barbalha, onde um outro homem foi preso. A ação faz parte da "Operação Símios", que cumpre mandados no Ceará e em outros cinco estados. 

Inicialmente a PF no Ceará informou que o suspeito havia sido preso, porém, momentos depois, corrigiu a informação e informou que "está diligenciando para cumprimento de mandado de prisão em Aquiraz/CE (ou Porto das Dunas), não tendo ainda sido efetivada a prisão"

Conforme a Polícia Federal, o suspeito preso no condomínio de luxo em Aquiraz mora em Juazeiro do Norte, mas alugou um apartamento no condomínio. 

Nos outros estados, foram emitidos mandados para Jaboatão dos Guararapes (PE)Bonito (PE)Petrolina (PE)Natal (RN)Parnamirim (RN)Teresina (PI)São Paulo (SP)Sumaré (SP) Cuiabá (MT). Oitenta policiais participam da ofensiva, que cumpre, ao todo, 22 mandados.

Legenda: Apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019, deu início as investigações na PF que resultaram em prisão de suspeito em condomínio de luxo no Porto das Dunas.
Foto: Polícia Federal/ Divulgação

As investigações que resultaram na "Operação Símios" tiveram início com a apreensão de 808,2 quilos de cocaína escondidos em uma carga de bananas, no Porto de Suape, no Grande Recife, em junho de 2019. De acordo com a Receita Federal, responsável pelo flagrante, o material seguiria para a Bélgica.

Segundo a PF, o grupo criminoso é formado por integrantes espalhados por estados do Nordeste, mas com atuação também no Norte do País. As lideranças da organização têm raízes no roubo e furto de cargas e, por isso, já foram alvos da Operação Piratas do Sertão, deflagrada pela Polícia Federal em 2010, nos Estados de Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, a polícia detectou relação dos criminosos desse grupo com lavadores de dinheiro na Região Sudeste e Centro-Oeste.

Ao todo, 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes de tráfico e financiamento ao tráfico de drogas; organização criminosa; e lavagem de dinheiro. As penas desses crimes podem variar de três a 20 anos de reclusão.

A Operação Símios é realizada em conjunto com a Operação Pojuca, conduzida pela Polícia Federal no Pará, devido ao grupo também ser responsável por ações criminosas do mesmo tipo em porto daquele Estado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.