PDT decide lançar José Sarto à disputa pela Prefeitura de Fortaleza

O ex-secretário Élcio Batista, do PSB, será o candidato a vice-prefeito; anúncio deve ser feito em transmissão ao vivo ainda nesta quinta (10)

Escrito por Luana Barros ,
José Sarto
Legenda: Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto é confirmado como candidato do PDT em Fortaleza

O PDT acaba de definir o deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. O anúncio será feito em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (10). Sarto foi escolhido entre cinco pedetistas que também eram apontados como possíveis postulantes: Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, Samuel Dias e Salmito Filho. Também ficou definido o nome de Élcio Batista (PSB) para ocupar a vaga de vice na chapa governista. 

Sarto foi escolhido após dois dias de intensas reuniões entre as lideranças da legenda no Ceará. Na quarta-feira (9), o senador Cid Gomes e o ex-ministro Ciro Gomes, principais líderes do PDT no Estado, já vinham articulando a candidatura à sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Toda a tarde desta quinta-feira também foi de encontros entre governistas para bater o martelo quanto a quem seria o indicado à cabeça de chapa do PDT na disputa ao Paço Municipal. 

O nome será confirmado em convenção partidária marcada para o próximo sábado (12). O ex-secretário da Casa Civil do Governo Camilo Santana (PT), Élcio Batista, era pré-candidato a prefeito pelo PSB e já vinha sendo apontado como possível vice para a chapa do PDT. 

Candidato

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), José Sarto tem mais de 30 anos de vida política. O pedetista foi vereador de Fortaleza e ocupou a Presidência da Câmara Municipal, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Em 2018, ele foi eleito para o sétimo mandato como deputado estadual. José Sarto é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Na Casa, também foi líder do Governo durante a gestão Cid Gomes e vice-líder do Governo de Camilo Santana.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.