Falar é fácil, mas e fazer?

O avanço da pandemia do coronavírus pelo mundo provocou um aumento de empresas se dizendo "digitais". Quem não estava neste mundo ou quem não estava ao menos preparado não teria como passar pela crise econômica que a Covid-19 provocou por todos os cantos. De repente, todo mundo passou a dizer que realizou a transformação digital da sua empresa.

Mas será que é verdade?

Falar em Transformação Digital é fácil. De uma forma bem ampla - e simplista - é dizer que a empresa se digitalizou, disponibilizou seu produto ou seu serviço pela internet. Mas é só isso? Não. Uma transformação digital passa também pela Cultura e pelo Negócio. Então, oferecer algo digitalmente com a mentalidade analógica é cilada.

Hoje é o cliente que molda como a empresa vai atender, com o que e o que vai oferecer. Hoje ninguém compra nada sem verificar a avaliação do produto na internet. Não vai a um restaurante sem ver a quantidade de estrelas que ele recebeu, nem se hospeda em um hotel sem checar o que outros hóspedes andam dizendo? As empresas têm que ir para o digital porque o mundo está lá.

E aí não é só oferecer entrega via delivery, é oferecer a entrega de uma experiência. Não é só ter um canal de comunicação com o consumidor final, é falar a mesma língua que ele. Não é só ter um e-mail para envio de sugestões, é analisar cada uma delas e dar retorno. São muitas soluções, mas quantas foram adotadas nesses últimos meses?

Em um período de crise, será que as empresas pegaram mesmo o que tinham guardado para investir nessa transformação? Ou apenas fizeram o mínimo e logo voltam às origens? Quem aproveitou o momento para implantar mudanças de gestão, de foco e de atendimento sai fortalecido dos tempos difíceis que vivemos. Mas quem, com tudo isso, ainda não aprendeu que é preciso se transformar, terá grandes problemas pela frente.

Alexandro Barsi
CEO da Verity


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