Dia do Aço: a Importância Estratégica do aço no Porto do Pecém

Escrito por Carlos Alberto Nunes ,
Gerente Comercial Tecer Terminais
Legenda: Gerente Comercial Tecer Terminais

O Porto do Pecém aparece como uma peça fundamental no cenário econômico do Ceará. E no coração das movimentações destacam-se os produtos de aço. O aço não é apenas uma mercadoria entre muitas outras que movimentam esse Porto; ele representa uma carga essencial que impulsiona a economia nacional e internacional. Neste Dia do Aço, é crucial refletir sobre a importância desse metal na dinâmica do comércio internacional e que permanece muito relevante pela sua capacidade de renovar-se e atingir novos mercados com inovação.

A Tecer Terminais, braço operacional do Porto do Pecém, desempenha um papel crucial na movimentação desse material. Em 2023, o Porto do Pecém registrou recorde na movimentação de produtos siderúrgicos. Foram 1.245.567 toneladas embarcadas em 89 navios no sentido de exportação e ou importação nas condições de longo curso e cabotagem.

O aço é uma matéria-prima que representa força, criatividade, renovação e resistência em diversos setores, desde a construção civil até a indústria automobilística. No entanto, sua importância vai além das aplicações diretas: o comércio de aço impulsiona toda uma rede de atividades econômicas, gerando empregos, investimentos e desenvolvimento com sustentabilidade.

No Dia do Aço, devemos olhar para o contexto atual do mundo, onde as mudanças climáticas e a sustentabilidade são pautas urgentes. Nesse sentido, é fundamental repensar não apenas a forma como produzimos o aço, mas acompanhar como as empresas siderúrgicas nacionais e internacionais estão buscando aumentar a participação de fontes renováveis na sua matriz com foco na captura de carbono e respeito ao meio ambiente.

Afirmamos que o Porto do Pecém tem avançado em direção a práticas mais sustentáveis, investimentos em tecnologia buscando reduzir o impacto ambiental da movimentação de cargas, promovendo uma logística mais eficiente e menos poluente. Esse é um passo importante na direção de um futuro mais sustentável para atender a indústria do aço e os seus objetivos globais.

É preciso destacar, também, o potencial do Porto do Pecém como um hub logístico estratégico não apenas para o Ceará, mas para todo o Brasil e o mundo. A localização privilegiada, aliada a investimentos em infraestrutura e gestão eficiente, coloca esse porto em uma posição de destaque no comércio internacional, facilitando as exportações, importação e distribuição de diversos produtos de aço impulsionando a economia do País através de diversos modais marítimo, rodoviário e ferroviário.

Portanto, neste Dia do Aço, convido todos a refletirem sobre a importância estratégica desse material e do Porto do Pecém para o nosso País. Que possamos aproveitar essa data não apenas para celebrar as conquistas do passado, mas também para planejar um futuro em que o aço continue a ser um elemento vital para o progresso, de forma sustentável e responsável por transformar a sociedade.

Carlos Alberto Nunes é gerente Comercial da Tecer Terminais