Agentes de saúde: compromisso e reconhecimento

Escrito por
Pedro Matos producaodiario@svm.com.br
Pedro Matos é deputado estadual (Avante)
Legenda: Pedro Matos é deputado estadual (Avante)

Cresci vendo meu pai, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos, lutar incansavelmente em Brasília em defesa dos agentes de saúde. Foi acompanhando seu trabalho que entendi a importância de reconhecer e valorizar aqueles que estão diariamente nas ruas, nos bairros e nas comunidades, garantindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) chegue a quem mais precisa: os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE).

Foi pensando neles que protocolei, na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei n.º 604/2025, que reconhece suas atividades como exercidas em condições especiais, assegurando a certificação de tempo de serviço. Esse é um passo fundamental para garantir que esses profissionais, expostos diariamente a riscos e condições adversas, tenham seus direitos preservados — especialmente no que diz respeito à aposentadoria e à dignidade no trabalho.

Quem já acompanhou de perto o trabalho dessas categorias sabe da dimensão de sua importância. São eles que visitam casas, orientam famílias, enfrentam surtos, controlam endemias e ajudam a prevenir doenças. Fazem isso sob sol forte, chuva, em áreas de difícil acesso e, muitas vezes, expostos a agentes biológicos. A rotina desses profissionais exige esforço, dedicação e coragem que justificam plenamente o reconhecimento da atividade especial.

Essa luta não começou comigo. Meu pai dedicou-se a regulamentar a profissão, fortalecer vínculos com o SUS e ampliar direitos, abrindo caminho para que hoje possamos avançar ainda mais nessa pauta e garantir justiça aos que cuidam da nossa saúde.

Recentemente, no Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, celebrado em 4 de outubro, reafirmamos o nosso compromisso com esses profissionais. Mais do que uma data de homenagem, a ocasião reforça a necessidade de manter viva a agenda de valorização e respeito a quem, com dedicação e coragem, cuida da nossa gente.

Ao apresentar esse projeto, quero reforçar que reconhecer o esforço dos agentes de saúde e de combate às endemias é também investir em um futuro mais justo, humano e com uma saúde pública cada vez mais forte e acessível a todos.

Pedro Matos é deputado estadual (Avante)

Gonzaga Mota
08 de Novembro de 2025
Doutora em educação, professora da educação básica, membro da Coordenação Colegiada do Fórum EJA/CE
Clarice Gomes Costa
08 de Novembro de 2025
Pedro Venturini é administrador
Pedro Venturini
07 de Novembro de 2025
Wellington Sampaio
Wellington Sampaio
06 de Novembro de 2025
Luiz Gustavo Neves é empreendedor
Luiz Gustavo Neves
04 de Novembro de 2025
Aldelfredo Mendes é diretor comercial
Aldelfredo Mendes
02 de Novembro de 2025
Artur Marques é presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP)
Artur Marques
02 de Novembro de 2025
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
01 de Novembro de 2025
Haley Carvalho é procurador-Geral de Justiça do Ceará
Haley Carvalho
31 de Outubro de 2025