Verstappen vence GP do Bahrein em corrida marcada pela chuva; Bortoleto termina em 18º

Holandês conquista primeira vitória na temporada, enquanto brasileiro se envolve em incidente com Carlos Sainz

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
04 de Outubro de 2026 - 11:43 (Atualizado às 11:47)
capa da noticia
Legenda: Verstappen largou da pole, mas perdeu posições logo nos primeiros metros para os pilotos da Mercedes. O holandês, porém, reagiu rapidamente e recuperou a liderança ao longo das primeiras voltas.
Foto: AFP

Max Verstappen voltou ao topo da Fórmula 1 neste domingo (4). O piloto da Red Bull venceu o Grande Prêmio do Bahrein, disputado no circuito de Sepang, na Malásia, e conquistou sua primeira vitória na temporada 2026.

Kimi Antonelli, da Mercedes, terminou na segunda colocação, enquanto Lewis Hamilton, da Ferrari, completou o pódio após uma corrida de recuperação. Charles Leclerc e Isack Hadjar fecharam o Top 5.

A prova foi marcada pela chuva, mudanças nas condições da pista e intervenções do Safety Car. A largada precisou ser adiada em mais de uma hora por causa do temporal que atingiu o circuito.

Verstappen largou da pole, mas perdeu posições logo nos primeiros metros para os pilotos da Mercedes. O holandês, porém, reagiu rapidamente e recuperou a liderança ao longo das primeiras voltas.

Com a pista secando, os pilotos precisaram mudar as estratégias de pneus. Verstappen conseguiu administrar a vantagem mesmo após novas intervenções do Safety Car na parte final da corrida.

Na relargada após a última neutralização, o tetracampeão mundial manteve a liderança e confirmou a vitória após 55 voltas. O resultado também representa o primeiro triunfo da Red Bull na temporada.

Bortoleto se envolve em acidente e termina em 18º

O brasileiro Gabriel Bortoleto teve um domingo difícil. Depois de largar entre os dez primeiros, o piloto da Audi terminou a corrida na 18ª colocação e ficou fora da zona de pontuação.

Bortoleto chegou a ganhar posições no início da prova, mas se envolveu em um incidente com Carlos Sainz na curva 2. O brasileiro tentou ultrapassar o piloto da Williams, mas acabou travando a roda dianteira ao passar por uma área ainda molhada da pista.

O contato danificou a asa dianteira do carro de Bortoleto. Além disso, os comissários consideraram o brasileiro responsável pelo incidente e aplicaram uma punição de dez segundos.

Após a corrida, Bortoleto reconheceu o erro e pediu desculpas a Sainz.

"Eu quero pedir desculpa e reconhecer o meu erro com o Carlos", afirmou o brasileiro, que também avaliou que poderia ter esperado mais antes de tentar a ultrapassagem.
O piloto lamentou o resultado porque vinha de um fim de semana positivo, tendo avançado ao Q3 e conquistado uma posição entre os dez primeiros no grid. Com o acidente e a punição, porém, perdeu terreno e não conseguiu voltar à disputa por pontos.

Resultado do GP do Bahrein

  • 1. Max Verstappen
  • 2. Kimi Antonelli
  • 3. Lewis Hamilton
  • 4. Charles Leclerc
  • 5. Isack Hadjar
  • 6. Oscar Piastri
  • 7. Liam Lawson
  • 8. Fernando Alonso
  • 9. Lando Norris
  • 10. Arvid Lindblad
  • 11. Gabriel Bortoleto 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado