Guarani de Juazeiro vence o Horizonte e se torna campeão da Fares Lopes 2016

Com o título, a equipe comandada por Washigton Luiz disputará a edição de 2017 da Copa do Brasil

A sétima edição da Copa Fares Lopes, campeonato que dá uma vaga na Copa do Brasil para o vencedor, tem um antigo campeão. O Guarani de Juazeiro empatou em 1 a 1 com o Horizonte neste sábado, 22, no estádio Domingão. O Leão do Mercado, só precisava de um empate para conquistar o campeonato. Isso porque, no jogo de ida, o time tinha vencido por 2 a 1. 

A partida foi bastante movimentada, mas com pouca efetividade. As equipes, aparentemente nervosas, erraram muitos passes e não conseguiram concluir as jogadas. Com escassez na parte técnica, a raça foi o grande destaque do jogo, o que ocasionou muitas faltas na intermediária do campo. 

Guarani de Juazeiro 

É a segunda vez que o time treinado por Washigton Luiz conquista a competição. A primeira aconteceu em 2012, quando o time de Juazeiro bateu o mesmo Horizonte por 4 a 0. A agremiação que teve um ano memorável, ficando em terceiro colocado no Campeonato cearense e se sagrando campeão, tira um peso das costas. Isso porque, nos últimos anos a equipe amargava dois vices campeonatos na Fares Lopes (2011 e 2015)

Primeiro tempo 

Buscando o resultado, o Horizonte abriu o placar logo no início da partida. Em uma recuperação de bola no campo defensivo, o meio campo Caio Acaraú lançou o ponta Felipe, que em jogada individual se livrou do zagueiro e chutou no canto superior esquerdo do goleiro, marcando uma pintura aos dois minutos. 

Atrás no placar, o Guarani de Juazeiro se mandou para o ataque e acabou deixando espaços que iam sendo aproveitados pela equipe do Horizonte. Depois dos 15 minutos iniciais o jogo esfriou e voltou a ficar disputado após a parada técnica. A vontade era tanta que Otacílio Neto (Horizonte) dividiu uma bola muito dura com Kelvis (Guarani de Juazeiro), prejudicando o atleta do leão. 

Não aguentando ficar em campo com dores, o atleta do Guaraju deu lugar para o jovem Juninho, que mudou a postura do time de Juazeiro. Ele foi o autor do único gol da equipe. Depois de um lateral cobrado pelo leão do mercado na área esquerda, o jogador foi acionado, se livrou do marcador e chutou de longe, acertando o contrapé do goleiro do Horizonte. 

Segundo tempo 

O Horizonte precisando da vitória, pois o empate favorecia o Guaraju, se mandou para o ataque. A postura da equipe foi bem mais ofensiva na segunda etapa. Otacílio Neto foi muito acionado, arriscando bastante a gol, mas o goleiro Leo (Guarani de Juazeiro) foi salvando. 

Sentindo a pressão do time da casa, o Guarani se restringia em sair para o contra-ataque e chutar de fora da área, causando pouco perigo ao goleiro Marcelo (Horizonte). Aos 10 minutos, Juninho recupera uma bola no meio campo e parte para o ataque. Atrasado, Otacílio Neto chega por trás e comete pênalti no atacante. Netinho, camisa dez do Guaraju bate no meio do gol e Marcelo salva o time do Horizonte. 

Com o jogo equilibrado, Roberto Carlos, técnico do Horizonte, resolve alterar a táctica da sua equipe. Retira Otacílio Neto e saca Eusébio, a torcida reprova a alteração e vaia o treinador. Percebendo que o galo do tabuleiro não reagia e o tempo passava, o treinador retirou os meias, Cléo Paraíba e Caio Acaraú, colocando os atletas Adaílton e Tarafel

Perto do apagar das luzes, as equipes impressionaram nos erros de passes e nas falhas ofensivas. Adaílton (Horizonte) e Juninho (Guarani de Juazeiro) ainda perderam chances claras de gol. No fim, Fernando Sobral (Horizonte) cometeu uma falta feia e recebeu o segundo cartão amarelo sendo expulso.