Daronco perde mais de 10 kg após orientação da CBF e muda preparação física

Árbitro de 45 anos passou por transformação corporal nos últimos dois anos para se adaptar às exigências da arbitragem atual

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
24 de Setembro de 2026 - 11:51 (Atualizado às 12:06)
capa da noticia
Legenda: Árbitro reconheceu que precisava adaptar o físico à evolução do futebol
Foto: AFP

Conhecido durante boa parte da carreira pelo porte físico musculoso, Anderson Daronco passou por uma transformação corporal nos últimos dois anos. Aos 45 anos, o árbitro gaúcho perdeu cerca de 12 kg e adotou um perfil físico mais enxuto e atlético.

A mudança começou no início de 2025, após uma conversa com a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Daronco recebeu a orientação para adequar o peso às exigências físicas da arbitragem moderna, marcada por partidas mais rápidas e pela necessidade de acompanhar as jogadas de perto.

Segundo Rodrigo Martins Cintra, ex-presidente da comissão de arbitragem, Daronco já havia perdido aproximadamente 9 kg em maio de 2025. A redução chegou posteriormente a cerca de 12 kg, com acompanhamento da preparação física ligada à comissão.

A transformação teve como objetivo melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e a mobilidade do árbitro, além de reduzir a sobrecarga nas articulações. Para Cintra, a quantidade de massa muscular que Daronco carregava anteriormente poderia dificultar seus deslocamentos durante as partidas.

O próprio árbitro reconheceu que precisava adaptar o físico à evolução do futebol.

“O futebol mudou em termos de dinâmica e velocidade desde quando comecei na arbitragem. Eu estava com um peso que não era compatível com o que o futebol estava exigindo de mim. E ainda vai exigir muito mais. Também já havia uma cobrança da comissão de arbitragem neste sentido”, afirmou Daronco ao site de notícias UOL.

Formado em educação física, o árbitro também explicou que o processo contou com uma estratégia multidisciplinar definida ao lado da família e de profissionais da área.

“Sou um profissional de educação física, minha esposa é médica e junto com a minha família definimos uma estratégia multidisciplinar para chegarmos no parâmetro atual”, declarou.

A mudança física também está relacionada à tentativa de prolongar a carreira. Com menos peso e maior condicionamento, Daronco busca acompanhar a intensidade das partidas e manter o rendimento dentro de campo.

Integrante do quadro da Fifa, o árbitro está escalado para comandar o confronto entre Santos e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro após a Data Fifa.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado