Exclusivo: Gol vai retomar voos entre Fortaleza e Orlando a partir de junho

Companhia aérea também irá ampliar frequências para Miami

Legenda: O voo entre Fortaleza e Orlando com a Gol não opera desde setembro de 2019
Foto: Renato Bezerra

Fontes do setor aéreo informaram com exclusividade à coluna que a Gol vai retomar a rota Fortaleza-Orlando. A frequência será semanal, a partir de 27 de junho, logo no início da alta estação de julho. Ainda, haverá reforço de frequência adicional para Miami também no fim de junho, conforme já divulgamos.

No fim do 1º semestre, portanto, a Gol operará três frequências semanais entre Fortaleza e o estado americano da Flórida: 1 para Orlando, 2 para Miami. Celebremos! É o primeiro anúncio de novas operações internacionais de 2024.

Não nos foi informado se os incrementos serão voos de alta estação apenas ou se ficam regularmente, o que seria ótimo. Os voos já estão disponíveis para comercialização nos canais de vendas da Gol.

Veja também

Excelentes ocupações

O reforço de voos demonstra o bom proveito da rota internacional entre Fortaleza e Miami, retomada em dezembro de 2022. Em janeiro passado, a ocupação da rota com a Gol teve mais de 87% de ocupação na média, com o trecho Fortaleza-Miami marcando mais de 95%, segundo números da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação é realizada com o Boeing 737-Max 8.

A demanda internacional em Fortaleza foi um sopro de esperança em janeiro de 2024, após o ruim ano de 2023. O crescimento no volume de passageiros internacionais foi superior a 70% em relação a janeiro de 2023.

O voo entre Fortaleza e Orlando com a Gol não opera desde setembro de 2019, decorrentes dos problemas de disponibilidade do 737-Max.

Com a dobradinha Miami e Orlando, a Gol chegou a operar 28 frequências semanais entre Fortaleza e as cidades, dois “bate-volta” por dia da capital cearense no 1º trimestre de 2019.

À época, a movimentação de passageiros em Fortaleza era da mesma ordem de grandeza, em número de passageiros transportados e ocupação da aeronave, aos números de Brasília, 2º hub da laranja. Isso evidencia a grande demanda do Nordeste brasileiro para a Flórida.

O movimento da Gol é bastante coerente e busca a combinação de um produto ainda escasso na região, que são os assentos diretos entre Nordeste e EUA, com o baixo custo da aeronave de corredor único.

Mais uma vez, torcemos para que a alimentação doméstica em Fortaleza recrudesça, como esperamos esse ano, para que os voos internacionais sejam mais alimentados.

A dobradinha está de volta! 

Atração de americanos

O Ceará pode continuar despontando na atração de mais americanos e terá uma nova atração turística que pode agradar este grupo até o fim do 1º semestre de 2024. O novo empreendimento do grupo Beach Park é apontado como alternativa para o Ceará se desprender um pouco do binômio praia e sol: a observação de pássaros, ecoturismo. 

O parque deve abrir no período em que as operações da Gol são ampliadas, o que é uma feliz coincidência.

Em 2023, de 24.500 passageiros que vieram de Miami para Fortaleza em voos diretos, 6.479 eram americanos: 26%, conforme números do Ministério da Justiça.

Gol deve se aproveitar da indisponibilidade de aeronaves da Azul

Com esse timing do anúncio da Gol, aumento internacional em Fortaleza, difícil não associar que movimento da companhia aérea pode ser o de avançar sobre o mercado da Azul entre Recife e EUA (Orlando e Fort Lauerdale).

A Azul atravessa momento de indisponibilidade de aeronaves widebodies (Airbus 330), com os quais faz até o fim de fevereiro a rota do hub Nordeste aos EUA. Portanto, vai precisar alocar passageiros para voar de A320 Neo a partir da base Azul de Belém. Segundo a companhia, ela deixará de operar esses voos internacionais de Recife entre 1º de março e 31 de maio.

Ainda que a operação da Gol não se intensifique no período alegado de hiato da Azul, a Gol pode capturar clientes da concorrente com esse movimento. 

 



Assuntos Relacionados