Voo que traz vacina contra a Covid ao Ceará se atrasa e deve chegar somente às 17h15

Inicialmente, a aeronave chegaria às 14h

Escrito por Redação ,
vacina
Legenda: As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 deveriam chegar às 14h, mas o avião atrasou
Foto: Divulgação

Previsto para chegar às 14 horas desta segunda-feira (18), o voo que traz 218 mil doses da CoronaVac ao Ceará sofreu atraso e deve chegar somente às 17h15min. O motivo da demora são as escalas em Goiânia e Teresina. Com o novo horário, consequentemente, a programação da campanha de vacinação também terá modificações. As informações são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A chegada do voo no Terminal de Aviação Geral (Aeroporto Antigo de Fortaleza) será acompanhada pelo governador Camilo Santana. Haverá uma coletiva de imprensa será concedida no local, com a presença também da vice-governadora, Izolda Cela, do prefeito da Capital, José Sarto, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

Quando aterrissarem, as doses serão distribuídas aos 184 municípios cearenses em aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Com a chegada do primeiro lote dos imunizantes, 109 mil pessoas devem ser vacinadas no Estado, considerando duas doses para cada.

Veja também

Os locais de vacinação ainda não foram divulgados. Entram nesta primeira fase os profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). 

Após atraso, o governador Camilo Santana (PT) garantiu o início da vacinação nesta segunda-feira (18). "Estamos com uma logística preparada para distribuir, conferir a carga e pretendemos iniciar ainda hoje na Capital e, se possível, nos destinos no interior”, disse durante coletiva de imprensa.

Trajeto da CoronaVac

O carregamento de vacinas saiu do Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, Guarulhos (SP) nesta manhã. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a logística para a distribuição das vacinas será com aviões, helicópteros e caminhões, sendo seis rotas aéreas e duas terrestres. 

Prefeitura divulga plano de vacinação em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza vai anunciar, em entrevista coletiva, o Plano Municipal de Imunização na tarde desta segunda. O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e a titular da Saúde, Ana Estela, participam do anúncio.

Veja ao vivo:

109 mil pessoas vacinadas no Ceará

Com esse primeiro lote, serão vacinadas 109 mil pessoas, já que cada pessoa precisa receber duas doses para ser imunizado.

De acordo com o plano de vacinação do Estado, os primeiros a serem imunizados serão profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. 

Outros grupos pertencentes a Fase 1, como idosos acima de 75 anos e população indígena, serão vacinados na medida que cheguem mais doses do imunizante, nas próximas semanas. 

Distribuição para os municípios 

O repasse das doses aos municípios será feito por aviões, helicópteros e caminhões, em seis rotas aéreas e duas terrestres, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). 

Além da Capital, os pontos estratégicos de distribuição contemplam 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados