Governo analisa volta às aulas em escolas com modelo híbrido, mas não define data

Mesmo com a possibilidade, secretário da Educação afirma que não há planos de já iniciar as primeiras semanas de agosto de maneira presencial

Escrito por Redação ,
Sala de aula
Legenda: Não há planos de iniciar as primeiras semanas de agosto com aulas presenciais, segundo o gestor
Foto: Reprodução/SVM

Através de uma transmissão entre o Ministério Público Estadual (MPCE) e a Secretaria da Educação do Governo do Ceará (Seduc), na tarde desta sexta-feira (17), o secretário de Ensino Médio e Profissional da Seduc, Rogers Mendes, falou que as autoridades estão estudando a possibilidade de retomar as aulas em escolas a partir de um modelo híbrido, ou seja, tanto presencial quanto remoto.

Apesar da perspectiva, não há data definida para o início da retomada.

Escolas privadas propõem "ensino híbrido" na volta às aulas no Ceará 
Aulas presenciais estão fora da 4ª fase do plano de retomada, diz Camilo
Fase 4: entenda o que muda em Fortaleza a partir de segunda (20)

De acordo com o secretário, os efeitos da pandemia do novo coronavírus devem se perdurar para além do que se havia previsto. “Mesmo com a vacina neste ano, esse processo ainda vai levar um tempo. Então, nós pensamos que o ensino híbrido pode ser uma realidade até o início do ano letivo de 2021”, disse.  

Apesar da possibilidade da modalidade ser adotada pelas escolas estaduais, o secretário afirma que não há planos de iniciar as primeiras semanas de agosto de maneira presencial. “Nossa intenção é aprofundar melhor o plano de retomada e iniciar o período ainda de forma remota”.
 
“A gente não vai forçar as famílias a mandarem seus filhos à escola em um período deste. Vamos ter que estar preparados para atender aquelas pessoas que, ou já têm comorbidade, ou aqueles que não se sente confortável em sair, para que eles continuem o ensino de forma remota”, avaliou.
 
No diálogo com a representante do MPCE, a procuradora de Justiça Elizabeth Almeida, Rogers ainda acrescentou que o governo prevê um novo ciclo de planejamento para as aulas remotas a partir do segundo semestre deste ano. “Vamos identificar aqueles estudantes com dificuldades. Nós já avançamos bastante, mas ainda temos muito o que fazer. Estamos falando de desigualdades estruturais do país”, colocou.
 
Sobre o retorno presencial, o secretário disse que a Seduc está se preparando para um processo de rodízio com a garantia sanitária necessária. “Já estamos nas fases de orçamento para compra de materiais para garantir a segurança de funcionários e alunos. Além disso, a gente não pensa em voltar com 100% dos estudantes. Talvez a gente passe um bom tempo não ultrapassando a capacidade de 25% de alunos simultaneamente em uma semana”, mencionou. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados