Software ajuda empresa a traçar estratégias eficazes

Escrito por Redação ,
Legenda: Segundo Vanessa Palhano, sócia da Viva Palhano, a ferramenta possibilitou que ela e a irmã, Vívian Palhano, tomassem decisões mais acertadas acerca de quais modelos continuariam ou não na próxima coleção
Foto: Foto: Fabiane de Paula

A utilização de um sistema informatizado também transformou as perspectivas da loja de moda praia Viva Palhano, localizada no bairro Cocó, em Fortaleza. A marca, criada em 2012 pelas irmãs Vívian e Vanessa Palhano, utilizava meios precários de gerenciamento das vendas e do estoque no início das atividades. Tudo era feito manualmente, o que causava problemas como a dificuldade de controle do estoque de peças e tecidos.

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"Além disso, não existiam relatórios, pois era tudo muito manual", explicou Vívian, que é formada em Administração de Empresas e responsável pela parte gerencial do negócio. A documentação dos detalhes de receitas e despesas, bem como dos custos da produção, do ritmo de vendas e dos lucros, entre outras informações, é parte indispensável de um gerenciamento eficiente de uma empresa, motivo pelo qual as empresárias buscaram informações sobre o assunto em cursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE).

Sistema de gestão

Foi dessa forma que elas chegaram a um software de gestão chamado Alpha. "Ele veio resolver diversos problemas. Pudemos alimentar várias informações dos produtos nessa ferramenta, como materiais que foram utilizados na produção de cada peça e o valor de cada um. Visualizamos rapidamente o custo e o markup (termo econômico para indicar a diferença entre o custo de um produto e seu preço de venda)", enfatiza.

Fabricação

O sistema utilizado pela empresa, que produz, em média, de 2 a 3 mil peças por mês, engloba desde a produção até as vendas na loja. É voltado especificamente para a área de moda. "Na confecção, é essencial que se tenha maquinários adequados para cada tipo de peça e um sistema que acompanhe esse processo. Sem isso, fabricaríamos menos de mil peças por mês", destaca.

A elaboração automática de relatórios pelo sistema facilitou a análise da produção pelas empresárias, ao demonstrar, de maneira prática, quais são as peças mais rentáveis, o dia em que o produto entrou e saiu, o giro de estoque, entre outros detalhes. "Com essas ferramentas, tomamos decisões acerca de quais modelos devem continuar ou não na próxima coleção", explica Vanessa, que é formada em Estilismo e Moda e desenha as peças vendidas pela marca.

Mercado internacional

A principal linha de produtos trabalhada pela empresa é a de biquínis, mas outras peças também estão sendo incorporadas na produção, como saídas de praia, bolsas, chapéus e outros acessórios complementares.

Atendendo aos mercados de atacado e varejo, a empresa também busca inserção no mercado internacional e se prepara para intensificar a exportação. Pelo menos um pé já está lá: a loja está presente no e-commerce europeu por meio do site espanhol www.Brasilchic.Net.

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