Seleção mais rigorosa pede empenho e preparo

A crise econômica no País afetou o mercado de trabalho, mas ainda existem bons cargos a serem preenchidos

Escrito por Redação ,

Devido à atual retração no mercado de trabalho, os processos seletivos ficaram mais longos, pois as empresas precisam ser mais assertivas nas escolhas dos novos profissionais. Diante deste cenário, a consultora de carreira da Catho, Elen Souza, observa que a situação requer maior empenho e preparo por parte dos que estão em busca de oportunidade. Além de executar o plano de ações, é necessário ser disciplinado na busca do objetivo. Produzir um bom currículo, manter o equilíbrio, aproveitar oportunidades temporárias e cadastrar-se em vagas nos sites de emprego também ajudam nesta hora.

>Estratégias para sair da fila do desemprego na crise

>Sine/IDT registra 1.183 vagas abertas; maioria em serviços

>Entrevista: mostre credibilidade

Pelo sistema da Catho, o tempo médio de espera atual é de oito meses ante três, em períodos normais. Para o Ceará, o site de empregos disponibiliza cerca de 2.727 vagas.

Segundo Elen, a crise nacional afetou o mercado de trabalho, mas ainda há bons cargos a serem preenchidos. Para obter melhores resultados, é preciso estar atento. Após ter elaborado o plano para conquistar o emprego que deseja, organize a rotina. "É preciso determinar horários para se dedicar a procura do emprego e estipular horas por dia", orienta a consultora.

Mantenha o equilíbrio

Outro fator determinante é cuidar do corpo e da mente, pois, em períodos de estresse, depressão e ansiedade, fica complicado mostrar as habilidades ao entrevistador. E ao ser convocado, é importante destacar o otimismo e apresentar disposição para o cargo. "Foque em resultados. Mostre a flexibilidade nesta época de crise em aceitar salários menores, mas que tenham benefícios maiores", diz.

A coach Bernadete Pupo concorda. Para ela, ter paciência é o segredo do sucesso. "A concorrência aumentou com mais pessoas buscando emprego. Foco, planejamento, ânimo e equilíbrio emocional são as palavras de ordem para este momento", enfatiza.

Oportunidade temporária

Bernadete sugere pensar e aceitar as possibilidades temporárias que surgirem. Além de lhe oferecer novos conhecimentos, pode trazer alívio financeiro imediato. "Muitas vezes, dependendo do comportamento e do desempenho demonstrado durante a experiência, pode surgir a oportunidade de efetivação".

Currículo

Além de montar um currículo com informações verdadeiras e deixar claro o objetivo, é bom saber que ele não é um documento único e acabado. E, principalmente, será seu primeiro contato com o selecionador. "A recomendação é que o currículo seja revisto de acordo com os requisitos de cada vaga", alerta a coach.

Nele, faça um resumo das habilidades, pontos fortes e mencione o motivo pelo qual está se candidatando à vaga. "Com certeza, as suas chances de sucesso aumentarão", afirma Bernadete. Segundo ela, um bom exercício crítico é, ao fim, olhar para o currículo e pergunte-se se você contrataria esse profissional.

Sempre que se deparar com uma oportunidade, leia com atenção os pré-requisitos exigidos e que tenham relação com a sua formação e experiência. Caso não se enquadre, procure outras oportunidades.

Cadastro online

A internet é uma ótima ferramenta. Com ela, é possível economizar em transporte, alimentação fora de casa e tempo. Elen dá um exemplo. Pessoalmente, o candidato entregaria 12 currículos, mas, no site da Catho, consegue cadastrar entre 30 e 40.

CATHO: TOP 5 NO CE

Oportunidades disponíveis:

Atendente: 404 vagas

Representante Comercial: 274 vagas

Vendedor: 122 vagas

Consultor de Vendas: 91 vagas

Promotor de Vendas: 79 vagas

Total de vagas, incluindo outras áreas de atuação: 2.727 vagas

cds

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.