Pequenas teles se fortalecerão

Escrito por Redação ,

A melhor média de acesso à banda larga fixa por domicílio do Nordeste, de 25% - maior que a média de 20% da Região -, deve fazer com que o Ceará tenha os provedores regionais fortalecidos no futuro, ganhando ainda mais espaço das empresas maiores, segundo destacou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, durante abertura oficial da Inovatic, em Fortaleza.

O Estado, que possui 740 mil acessos ao mês, teve um provedor regional como o de maior satisfação pelos clientes em 2017 e deve ser impulsionado também pela estrutura do Cinturão Digital, aumentando ainda mais a conectividade e a economia gerada a partir das telecomunicações.

LEIA AINDA:

> Cinturão Digital atenderá todo o território do Ceará até 2019 
> Negócios nos EUA impactam o Estado, diz Angola Cables
 
"Essas empresas estão com presença muito boa no Nordeste, onde dá para sentir mais os efeitos por serem mais expostos e a rede deles serem mais significativas estão indo além dos limites estaduais e estão fazendo atendimentos regionais", destaca Quadros, mencionando os preços mais competitivos e o atendimento mais próximo do cliente.

Vantagem dos cabos

A chegada de 16 cabos submarinos em Fortaleza, dos 428 que existe no mundo, também deve favorecer o Estado, uma vez que o presidente da Anatel acredita que, dependendo do tráfego de dados gerado, já começa a abrir possibilidade de abrir a rede aqui mesmo em Fortaleza".

Ele refere-se a instalação de data centers que diminuam a distância percorrida das informações, que hoje passam por Fortaleza rumo a equipamentos no Centro-Sul do País para depois voltar ao exterior.

"O que precisa (ser feito) aqui em Fortaleza é fazer centros, pontos de distribuição de redes, para facilitar a transmissão de tráfego", aconselha o presidente da Anatel, apontando uma forma de desenvolver ainda mais o setor na Capital cearense, gerando divisas para a cidade.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.