Taxa de desemprego é a menor para o mês de junho desde 2009

Redução foi motivada pela oferta de mão de obra, que cresceu em 24 mil

Escrito por Redação Web ,

A taxa de desemprego total voltou a cair pelo terceiro mês seguido na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), chegando a 7,4% da População Economicamente Ativa (PEA) em junho deste ano, a menor taxa para o mês desde 2009. A redução foi motivada pela oferta de mão de obra, que cresceu em 24 mil.

Apesar da redução, o índice mostra relativa estabilidade quando comparado ao mês de maio, período em que a taxa registrou 7,5%. Também comparado com o mês anterior, o total estimado de desempregados na RMF não apresentou redução no mercado de trabalho. O número registrado em junho (136 mil) é igual ao de maio.

Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (30), pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará. Conforme o balanço, o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados foi estimado em 25 semanas, mesmo valor de maio de 2014.

Setor de Serviços puxa alta dos postos de trabalho

Com 24 mil novas vagas, a estimativa do número de ocupados passou de 1,682 milhões em maio para 1,706 milhões em junho. Segundo setores de atividade econômica analisados, aumentaram os postos de trabalho no setor Serviços (5%) e reduziram-se as contratações no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (-2,7%) e na Construção (-2,1%) e manteve-se relativamente estável na Indústria de transformação (0,3%).

O número de assalariados aumentou 1,9% em junho, sendo influenciado pelo crescimento de 13,5% no setor público. Já no setor privado, houve redução dos assalariado com carteira assinada (-0,1%) e crescimento dos sem carteira (2,2%).  Ampliou-se também o contingente de trabalhadores classificados nas demais posições (6,9%) e retraiu-se o de empregados domésticos (-1,8%), enquanto registrou-se relativa estabilidade o contingente de autônomos (0,2%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.