Medidas podem aprofundar recessão

Escrito por Redação ,

São Paulo. A reoneração da folha de pagamento para diversos setores antes beneficiados e a incidência do IOF sobre operações de cooperativas de crédito, duas das medidas anunciadas pelo governo para aumentar a receita, vão aprofundar a recessão econômica vivida pelo Brasil, avalia o economista Raul Velloso, especialista em contas públicas. "E toda vez que você acentua a recessão, gera desemprego", disse.

Leia mais

.Meirelles nega tensões com setor

.Pacote deve atrapalhar a retomada do crescimento

.Fim da desoneração da folha para 50 setores 

Para Velloso, a melhor alternativa seria elevar o déficit da meta, para evitar as medidas. "O governo vai dizer que o cumprimento da meta gera confiança e o setor privado vai investir mais adiante, mas o que determina a confiança hoje é a reforma da Previdência, não um ajuste na meta nos primeiros meses do ano", afirmou o economista. "Não há garantia de que vão investir no País só porque a meta foi cumprida, isso não quer dizer muita coisa".

O especialista diz, ainda, que as medidas anunciadas mostram que a PEC do teto dos gastos não servirá para controlar as contas no curto prazo, mas somente no longo prazo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.