JBS: investidores entram com ação

Escrito por Redação ,

Nova York/São Paulo. Uma ação conjunta de investidores contra a JBS S.A., Wesley Mendonça Batista e Gilberto Tomazoni foi movida nessa sexta-feira (24) na corte do distrito leste de Pennsylvania, nos Estados Unidos. No documento, que foi protocolado por Leonforte Holdings, são solicitadas compensações financeiras por prejuízos que os investidores registraram pela aquisição da ADRs da companhia, sobretudo após a realização da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal, há uma semana, na qual a JBS é suspeita de participar de um esquema de corrupção de fiscais para permitirem a venda de carne adulterada. Os advogados demandam que o caso seja levado a julgamento.

Leia mais

.Governo determina recall de produtos de três frigoríficos

.Varejistas deixam de vender marcas

.Preço de carne e de processados deve recuar no CE 

Os investidores que fazem parte da ação compraram ADRs da JBS entre 2 de junho de 2015 e 17 de março de 2017. A ação conjunta, ou class action, como é conhecida nos Estados Unidos, aponta que os preços destes ativos financeiros foram "inflados artificialmente" de forma deliberada pela companhia, por Batista e Tomazoni.

Tempo para julgamento

A ação pode levar de dois a quatro anos para ser julgada, com base em casos semelhantes analisados pelo Poder Judiciário americano, comentou Phillip Kim, sócio do escritório de advocacia Rosen Law Firm, que defende os investidores. "Mas o tempo exato que levará não é possível precisar neste momento", disse.

"Trata-se de uma ação forte e acreditamos que tem todas as condições para vencer na Justiça, dadas as evidências expostas na ação, que tratam de atividades de corrupção que provocaram expressivos prejuízos financeiros aos investidores", comentou Kim. A ação foi movida na corte do distrito leste de Pennsylvania, Estado americano onde a companhia tem operações. Procurada, a JBS não se manifestou até o fechamento desta edição.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.