Governo determina recall de produtos de três frigoríficos

Escrito por Redação ,
Legenda: Retirada deve ser iniciada em até cinco dias, e consumidores deverão ser ressarcidos
Foto: Foto: José Leomar

Brasília. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou que os frigoríficos Souza Ramos, Transmeat e Peccin recolham toda a carne e produtos derivados provenientes de seus estabelecimentos em, respectivamente, Colombo (PR), Balsa Nova (PR) e Curitiba (PR). O recall deve ser iniciado em até 5 dias e os consumidores deverão ser ressarcidos por eventuais prejuízos. Os três frigoríficos estão entre as 21 marcas investigadas na Operação Carne Fraca.

Leia mais

.JBS: investidores entram com ação

.Varejistas deixam de vender marcas

.Preço de carne e de processados deve recuar no CE 

O estabelecimento da Peccin em Curitiba está entre os três interditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 17. A Peccin também teve uma outra unidade interditada em Jaraguá do Sul (SC). A terceira planta fabril interditada pelo Mapa pertence à BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão, entre outras) e fica em Mineiros (GO).

A obrigação de recolher toda a produção proveniente dos três estabelecimentos citados foi determinada após o ministério disponibilizar à Senacon os resultados de auditorias feitas nas plantas industriais. De acordo com a secretaria, foi constatado que o estabelecimento da Souza Ramos, em Colombo, "não detém controle dos processos relacionados à formulação e rastreabilidade de seus produtos, não garantindo a inocuidade dos produtos elaborados". No caso da produção da Transmeat, o ministério constatou que "o estabelecimento não detém controle dos processos relacionados à rastreabilidade dos produtos". Já em relação à área da Peccin em Curitiba, o ministério destacou a "suspeita de risco à saúde pública ou adulteração".

Consumidores

A Senacon destaca ainda que o consumidor que tiver adquirido carnes produzidas ou comercializadas por qualquer uma das empresas investigadas deve procurar os canais da própria empresa para obter informação clara e precisa sobre a qualidade e a segurança dos produtos. Caso não consiga atendimento adequado ou permaneça com dúvidas, deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo para orientação sobre como proceder ou para realizar sua denúncia ou reclamação.

A secretaria orientou ainda os consumidores a manter aves cruas congeladas ou refrigeradas, e separadas de outros alimentos, optar por carnes bovinas que tenham selo de qualidade e não consumir carnes com aspecto escuro ou esverdeado.

Importações

Levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura mostra que 22 países ou blocos econômicos já suspenderam total ou parcialmente as importações de carne brasileira. São 13 os países que suspenderam as compras: Hong Kong, China, Chile, Argélia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Panamá, Catar, México, Bahamas, São Vicente e Granadinas, Granada e São Cristóvão e Névis. Outros nove países ou blocos suspenderam as compras apenas dos 21 frigoríficos investigados na operação. São eles: Japão, África do Sul, União Europeia, Suíça, África do Sul, Canadá, Egito, Emirados Árabes Unidos e Vietnã. O balanço mostra também que quatro países apenas aumentaram a fiscalização sanitária sobre a carne brasileira. São eles Estados Unidos, Coreia do Sul, Malásia e Argentina.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.