Hub: Aeroporto precisa de duas etapas de obras

Terminal de passageiros e pontes de embarque precisam ser ampliados até 2038, segundo a Tribuna do Norte

Escrito por Redação ,
Legenda: Relatório no qual constam as necessidades dos aeroportos de Fortaleza, Natal e Recife foi elaborado por consultoria internacional Arup
Foto: Foto: JL Rosa

O Aeroporto Internacional Pinto Martins deve passar por duas etapas de novas obras até 2038 para dar conta da chamada expansão orgânica necessária para abrigar o hub da TAM, segundo publicou o jornal Tribuna do Norte, de Natal. O periódico disse ter conseguido as informações diretamente do relatório da consultoria Arup, que apontou a necessidade de, na primeira fase, até 2018, a ampliação do terminal de passageiros em 59 mil metros quadrados, a construção de 19 pontes de embarque e nove posições de estacionamento remoto.

> Latam amplia rota Fortaleza-Miami

Ainda conforme informou a Tribuna, a consultoria internacional contratada pela TAM recomendou para a segunda fase, entre 2018 e 2038, ampliar o terminal de passageiros em 28 mil m², construir mais oito pontes de embarque e quatro posições de estacionamento remoto, além da "melhoria dos sistemas de segurança, passaporte e triagem de bagagens, aproximar terminal de cargas e passageiros".

Sobre a pista do Pinto Martins, o jornal reproduz o informado pela TAM na última quinta-feira: o comprimento deve ser aumentado em 3 mil m², a capacidade de movimentação deve sair dos atuais 27 por hora para 40 no mesmo tempo. Também indicam "melhorar conexão com pista de emergência".

Governo

Logo após a reunião com a presidente da TAM, Cláudia Sender, na qual as demandas foram apresentadas a representantes do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o secretário de Infraestrutura do Ceará, André Facó, afirmou: "Os gargalos apresentados de Fortaleza são completamente factíveis e plenamente viáveis de se resolver. O Estado do Ceará se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias junto à SAC para que sejam incluídos no plano de concessão do terminal aeroportuário, já em estudo, e garantir que todos sejam resolvidos, fazendo com que Fortaleza continue como a cidade mais indicada para a instalação do hub".

"Foram apontados diversos pontos positivos e alguns gargalos que ainda precisam ser resolvidos para se alcançar a estrutura ideal para receber o empreendimento", destacou, na mesma noite da apresentação, o titular da Secretaria de Turismo (Setur), Arialdo Pinho.

Contactada ontem, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará informou, via assessoria de imprensa, que não teve conhecimento dos dados publicados pela Tribuna do Norte.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.