Comitiva quer 'plano B' para parceiro na refinaria

Escrito por Redação ,
Legenda: Charles Tang avalia que só um projeto de refinaria deve ser tocado adiante e este deve ser o do Ceará

O projeto do governo estadual de atrair um parceiro chinês para a construção da tão desejada refinaria de petróleo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) terá um plano B, se depender dos trabalhos do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, e da deputada federal Gorete Pereira. De acordo com a parlamentar, uma comitiva federal irá à China em agosto e ela, em parceria com Chang, devem fazer contato com um novo investidor para o projeto abandonado pela Petrobras no Ceará.

LEIA MAIS

.'BNB não abre mão de financiar obra da Fraport no Aeroporto'

.Estado tem 2º maior valor do FNE Infraestrutura

"Ele (Chang) disse que tem uma pessoa com muito mais capacidade financeira para fazer a refinaria do que a pessoa que o estado do Ceará contatou", afirmou Gorete, acrescentando que o contato com o Ministério de Minas e Energia já foi feito e que a comitiva deve contar com ministros, deputados "e o governador (Camilo Santana) deverá ser convidado também".

Perguntado sobre as articulações, Chang revelou que chegou a apresentar um possível investidor chinês para a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, mas que o negócio não prosperou devido aos preços represados pela estatal - tempo em que a gasolina estava na lista dos preços administrados pelo governo. Para o cenário atual, Chang avalia que pelo menos uma das duas refinarias abortadas - Premium I (MA) e Premium II (CE) - deve ter o projeto levado adiante, e o Ceará tem chances de ser sede do empreendimento. (AOL)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.