Rodoviária reabre após interdição de 21 dias

Funcionamento voltou depois de atendidas as exigências da Justiça, que alegava situação precária das instalações

Escrito por Ellen Freitas - Colaboradora ,
Legenda: Decisão foi tomada após perícia feita no local, que constatou não haver riscos iminentes nas estruturas do terminaL A Prefeitura informou que foram realizados serviços de recuperação das pilastras
Foto: FOTO: ELLEN FREITAS

Aracati. Após 21 dias interditado, o terminal rodoviário deste município voltou a funcionar com a liberação da justiça na tarde da última quarta-feira. O motivo da interrupção dos serviços foi devido à necessidade de reparos na sua estrutura, o que comprometia a segurança de permissionários e passageiros. Desde setembro do ano passado o Ministério Público do Estado cobrava judicialmente que fossem feitas as reformas.

A interdição foi proferida mediante a uma Ação Civil Pública (ACP) movida pelo MP, onde foi requerida a realização de intervenções no prazo de 30 dias para restaurar a segurança da estrutura física. Pilastras e parte do teto tinham risco iminente de desabamento. Com a não realização da intervenção por parte do poder público municipal no prazo estipulado, o Juiz, Sergio Augusto Furtado, determinou a ação.

Incerteza

Há atualmente no terminal 25 permissionários, entre taxistas, moto taxistas e vendedores que ficaram no prejuízo durante os dias em que não puderam trabalhar no local. Para a permissionária Maria Aparecida de Souza, que trabalha no local há cinco anos, o que era dúvida virou alívio. Desde que a justiça ordenou a suspensão, na manhã do dia 15 de janeiro, o retorno das atividades ainda era incerteza para o carnaval.

"A gente se prepara o ano inteiro para essa época do ano, que é quando o movimento aumenta. Agora a gente não sabe como vai ser, não teremos onde trabalhar", disse Aparecida na época do ocorrido.

Hoje, mais tranquila e com boas expectativas, a rotina vem sendo retomada. "Agora ficou melhor. A gente sabe que ainda falta fazer algumas coisas, mas só em a gente poder trabalhar no carnaval já é muito bom", desabafa. Par a permissionária, que tem um box no local e comercializa lanches, o fluxo de turistas chegando à cidade para a folia começa a partir de hoje e se intensifica no sábados e domingo. "O movimento chega a triplicar no carnaval, é quando a gente vende mais e garante um dinheiro extra", complementa.

Perícia

A decisão de retomada nas atividades foi assinada pela Juíza Titular da 2ª Vara, Cristiane Maria Castelo Branco, que após perícia feira por um engenheiro civil nomeado pelo Juiz André Luiz de Sousa e Silva, constatou-se que não havia mais riscos iminentes nas estruturas do terminal.

Dos serviços prestados, a prefeitura de Aracati informou, por meio de assessoria, que foi feita a recuperação das pilastras que sustentam o teto, que esta sendo feita a recuperação da coberta, bem como banheiros e reboco. O serviço deverá ser concluído no prazo de até 20 dias.

Toda a polêmica da interdição do local se deu pelo fato do município realizar tradicionalmente o carnaval. O evento é um dos mais movimentados do Litoral Leste e acontece há 30 anos. Este ano, a organização estima que 500 mil pessoas devam passar pela cidade e suas Praias, Majorlândia, Quixaba e Canoa Quebrada durante os cinco dias. Os eventos acontecem na Rua Coronel Pompeu, à noite, onde se encontra o corredor da folia, e na Praia de Majorlândia, onde bandas animam as tardes dos foliões.

Mais informações:

Prefeitura de Aracati
Centro Administrativo
Rua Agapito dos Santos, 156
Centro
Telefone: (88) 3446-2405