Lâmina de sangria do Açude Araras é de 44 cm

Escrito por Redação ,
Legenda: O Araras é atração em Varjota com a beleza da lâmina de 44 cm
Foto: F. Edilson Silva
Varjota (Sucursal/Sobral) — Sangrando desde a madrugada de 31 de março, o Açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, tem recebido grande número de visitantes, principalmente nos finais de semana. Nas imediações do sangradouro, na cidade de Varjota, moradores improvisaram barracas com vendas de milho, peixe frito e bebidas.

A lâmina inicial de apenas 2 centímetros já chegou a atingir 71cm, compondo um espetáculo de rara beleza com a formação de cachoeiras. Na última sexta-feira, a lâmina era de 51 cm. Ontem, segunda-feira, 14, a lâmina registrada foi de 44 cm. Deve-se destacar que encontra-se aberta uma das quatro comportas, com uma vazão de 3.800 litros/segundo, através de um trabalho de monitoramento da Cogerh e do Dnocs para evitar enchentes. Tem capacidade de acumulação que é de 891.111.000m³.

O Paulo Sarasate é o maior reservatório da região e o quarto maior do Ceará, perdendo apenas para o Castanhão, Orós e Banabuiú. Volta a sangrar depois de sete anos, com muita comemoração por parte da população de toda a região Norte. Sangrou em 18 de abril de 1996, com 20 cm, atingindo a lâmina máxima de 1,40 m no dia 30 do mesmo mês. No ano passado, ficou com 93,7% de seu volume total, faltando 50cm para a sangria. Construído pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), nos anos de 1951 a 1958, barra o Rio Acaraú, com bacia hidrográfica de 3.500 km. Tem grande importância socioeconômica para toda a região Norte. No período de racionamento de energia elétrica, teve reativada a sua hidrelétrica que é de propriedade da Chesf. As turbinas funcionam até fevereiro de 2002.

O açude alimenta o perímetro irrigado Araras-Norte; e, através da perenização do Rio Acaraú, com ajuda da barragem Edson Queiroz, de Santa Quitéria, garante o suprimento de água para o projeto Baixo Acaraú nos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú. Por outro lado, o Paulo Sarasate abastece quatro cidades - Varjota, Reriutaba, Ipu e Hidrolândia, através de adutoras da Cagece. É também utilizado para a piscicultura.