Casas têm dupla numeração

Escrito por Redação ,
Moradores de cidades do Centro-Sul encontram dificuldades para receberem em casa as correspondências

Iguatu. Repetição de numeração de imóveis numa mesma rua e casas com dois ou mais números são problemas comuns na maioria das cidades da região Centro-Sul. O duplo número traz transtornos para os moradores, carteiros e entregadores de contas de água, luz e telefone. A desorganização se arrasta há vários anos sem uma solução prevista a médio prazo e em muitas áreas urbanas a tendência é se agravar em face do crescimento desorganizado de novos bairros.

Nesta cidade, a maior da região Centro-Sul, os 11 carteiros que diariamente percorrem as ruas para a entrega de correspondências e encomendas postadas sofrem com a desorganização das numerações dos imóveis residenciais e comerciais. “É um problema que se arrasta nas duas últimas décadas e em muitos casos vem piorando”, observa o coordenador de Operações da Regional 3, dos Correios, Francisco Célio de Lima. “Diariamente recebemos reclamações de moradores”.

De acordo com a coordenadoria regional dos Correios, somente na cidade de Iguatu, o volume diário de correspondências e encomendas distribuídas é de seis mil. Entregar tudo no endereço certo não é fácil. Há imóveis numa mesma rua que têm idêntica numeração. Outros têm dois números distintos fixados na parede. Há prédios com até cinco numerações diferentes, um do serviço de água, outro da concessionária de energia elétrica, de telefonia fixa, da Fundação Nacional de Saúde e da Prefeitura.

A experiência e o conhecimento do nome dos moradores ajuda os carteiros, mas nem sempre isso funciona porque há períodos em que novos profissionais são contratados, os antigos estão de férias, de licença ou mudam de rota. Evandro Viana, carteiro há dois anos, enfrenta diariamente o trabalho de localizar o endereço certo em meio à confusão dos números dos imóveis repetidos. “É preciso ter paciência e boa lembrança para no mês seguinte entregar tudo direitinho”, diz. “Trabalhei em Acopiara e lá há esse mesmo problema que ocorre em Iguatu”.

A dona-de-casa, Celunir Carlos de Souza, moradora da Rua 12 de Outubro, nesta cidade, tem dois números fixados na parede 212 e 170, colocados pela Prefeitura. “O jeito é pedir que escrevam os dois números no envelope, mas mesmo assim há problema porque esses dois números aparecem em outras casas aqui próximo, na mesma rua”, contou. “Deixo de receber muitas correspondências”.

Na Rua 15 de novembro, ocorre a repetição da grande parte da numeração. “No início da década de 1980, a rua foi ampliada com a mesma denominação e a numeração reiniciou a partir da parte nova, ocorrendo a duplicação”, lembra Célio de Lima. “Até hoje é um problema para os carteiros”. A aposentada Maria Zilma Bezerra diz que há duas casas com o número 170. “Quase todos os meses tenho problema para receber as correspondências que são entregues no outro endereço”, contou.

O diretor do Departamento de Urbanismo da Prefeitura de Iguatu, arquiteto Paulo César Barreto, reconhece que o problema existe, mas anunciou que algumas medidas adotadas evitam nos novos bairros a repetição do problema. “Nos últimos quatro anos, exercemos o controle por ocasião da liberação do alvará de construção, que é expedido com o número certo”, disse. Ele lembrou que somente a Prefeitura tem a competência legal de fazer a numeração dos imóveis. Também destacou que, por ocasião da elaboração do Plano Diretor, forma definidos os nomes dos bairros que já ajuda a identificar as ruas, a localização das casas e dos estabelecimentos comerciais.

Enquanto a Prefeitura não realiza um trabalho de renumeração e renomeação de ruas, o coordenador de Operações da Regional 3, dos Correios, Francisco Célio de Lima, dá algumas dicas para os moradores: procurar a Prefeitura para regularizar a situação, bem como a agência dos Correios após cinco dias úteis de previsão de atraso de correspondência e comunicar aos remetentes a atualização de endereço.

IMPASSE

'Por enquanto, não há previsão para um trabalho geral de renumeração dos imóveis em Iguatu´
Paulo César Barreto
Diretor do Dpto. de Urbanismo

'A dupla numeração de imóveis é um problema que se arrasta há mais de 20 anos e vem piorando´
Célio Lima
Coord. de Operações dos Correios

HONÓRIO BARBOSA
Repórter


Mais informações:
Prefeitura Municipal de Iguatu
(88) 3566. 7910
Agência dos Correios de Iguatu
(88) 3581. 2570
Região Centro-Sul