Dona do Burger King pode desenterrar Starbucks em Fortaleza?

Possível compra de direitos para operação da marca no País pode reavivar plano frustrado

Legenda: Em crise, Starbucks desiste do mercado de Fortaleza
Foto: Divulgação

Pouco mais de um ano atrás, esta Coluna noticiou, em primeira mão, a chegada da primeira loja da Starbucks ao Ceará. A empreitada, no entanto, acabou fracassada.

Mesmo antes de abrir as portas, a SouthRock Capital, controladora da cafeteria no Brasil - que tinha contratos com shoppings e até banners anunciando sua chegada - desistiu de vir e, para piorar, anunciou o fechamento de lojas em vários pontos do Brasil, relevando ao mercado problemas financeiros graves e um pedido de recuperação judicial. A empresa, inclusive, perdeu a licença da Starbucks.

Negociações

Nas últimas semanas, a Zamp, dona do Burger King e do Popeye's no Brasil, confirmou que iniciou negociações com a Starbucks Corporation para adquirir o direito de operar a marca no País. As tratativas ainda estão em estágio inicial.

"No curso normal dos seus negócios, é comum a avaliação de novas oportunidades de investimento que possam gerar valor para a Companhia e seus acionistas. Neste contexto, a Companhia iniciou tratativas com a Starbucks Corporation envolvendo o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil, não tendo sido apresentada qualquer proposta ou celebrado qualquer acordo ou contrato com a Starbucks Corporation, exceto por um acordo de confidencialidade", publicou a Zamp, em comunicado ao mercado no dia 21 de fevereiro.

Embora seja cedo para saber se o negócio vai amadurecer, a novidade já é suficiente para fazer renascerem especulações sobre a aguardada vinda da cafeteria ao Ceará.

Possíveis passos

O primeiro passo para tal seria a consolidação da compra dos direitos de operação da Starbucks pela Zamp ou algum outro player. 

Em seguida, tudo dependeria do apetite expansionista da nova operadora da marca. Em um primeiro momento, seriam retomados os ambiciosos planos de abertura de unidades no Nordeste? Ou a estratégia seria mais comedida?

Tais respostas só virão com o tempo. O fato é que no mercado consumidor fortalezense existe uma forte demanda pela Starbucks, facilmente medida pelo entusiasmo quando saíram as notícias sobre a vinda da franquia, bem como pela decepção geral quando o público soube que as lojas não seriam abertas.

Saiba mais sobre a Zamp

A Zamp é a master das marcas Burger King e Popeye's no País, tendo mais de 1000 restaurantes em atividade no território nacional, entre lojas próprias e franqueadas de Burger King e mais de 80 lojas próprias de Popeye's. A companhia gera diretamente mais de 15 mil empregos em todo o Brasil.