Com queda no número de voos, cresce oferta de viagens de ônibus de Fortaleza para Recife e Natal

Legenda: Número de assentos em voos cai desde 2019
Foto: Renato Bezerra

O número de assentos de voos de Fortaleza para Recife e para Natal caiu de forma importante entre 2019 e 2023. Também está previsto um decréscimo em 2024, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Em 2019, foram 888.427 passageiros entre Fortaleza e Recife. A rota é conhecida como ponte aérea do Nordeste pelo tamanho de conexões entre as cidades. É a rota de maior fluxo de passageiros na região.

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Em 2023, porém, foram apenas 644.635, redução de 27% no fluxo de passageiros, segundo número da Anac. 

Entre Fortaleza e Natal, em 2023, foram apenas 112.897 passageiros, contra 261.641 em 2019, menos da metade da participação.

Em janeiro de 2024, houve redução brusca frente a janeiro de 2023, motivada pela saída da Gol da rota, bem como da substituição dos A320 Neo pelos Embraer 195 em alguns horários do dia, com cerca de 50 assentos a menos por partida.

Os Embraer 195 transportam 118 passageiros, já os A320, até 174 passageiros.

A partir de abril, mais um revés para os assentos entre Fortaleza e Recife: A Latam deixou de voar duas vezes por dia no trecho, realizando apenas um bate-volta por dia.
Já no trecho entre Fortaleza e Natal, praticamente neutralidade entre 2024 e 2023.

Na rota Fortaleza-Recife se vê uma queda aproximada de 21% nos assentos (ida e volta) previstos entre 1º trimestre deste ano e os três finais de 2024. O patamar de assentos a partir de abril de 2024 pode ser até 30% menor que o mesmo período de 2023.

A redução de assentos, invariavelmente, causa aumento do preço médio das tarifas.

No 2º semestre 2024, a tarifa média entre Fortaleza e Recife (ida) foi de R$ 402,26, segundo a Anac. Entre Fortaleza e Natal (ida) foi de R$ 477,15.

Concorrência com ônibus

O motivo dessas reduções de assentos do modal aéreo teria relação com o aumento de operações rodoviárias entre as capitais do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Em relação às passagens, o valor dos bilhetes de ônibus com assento leito (o melhor disponível) pode ser de 3 a 4 vezes menor. O conforto é o ponto forte, a duração, da viagem o ponto fraco. 

Apesar da duração, para destinos entre Fortaleza e Natal, dorme-se muito bem à noite e o horário da chegada coincide com o horário comercial de trabalho dos passageiros, o que torna o ônibus o melhor custo-benefício.

Os bilhetes na poltrona leito foram encontrados em março de R$ 79,99 até R$ 150,00 tanto para Recife quanto para Natal por trecho. Para maio, Fortaleza-Natal pode ser encontrado por R$ 109,99.

A FlixBus que iniciou operações entre as cidades no 4º trimestre de 2023, aumentou o número viagens entre Fortaleza-Natal-Recife, inclusive, com o trecho Fortaleza-Natal-Fortaleza dedicado.

Em outubro de 2023, a FlixBus começou sua operação no Nordeste vendendo passagens a R$ 9,99, em parceria com a Catedral, que opera ônibus modernos e poltronas leito e semi leitos. 

A concorrência no Ceará ofereceu o mesmo preço, rebatendo a estratégia. Ofereceu excelente oferta de preços e serviços no Nordeste setentrional: resultou na queda pela procura de assentos no modal aéreo.

"Em seu modelo de negócio, a FlixBus é responsável por toda a parte de vendas, online e offilne, precificação, planejamento de rotas, atendimento ao consumidor e marketing; enquanto as operadoras parceiras, cuidam da operação propriamente dita com a frota de ônibus", explica Edson Lopes, diretor-geral da FlixBus no Brasil. 

“A concorrência afirma que nós fazemos dumping de preços (jogar preços muito embaixo para ganhar mercado), mas isso não faz parte da nossa essência e propósito como marca que visa democratizar o acesso ao transporte rodoviário no país. Na prática, começamos a vender passagens alguns meses antes, e para cada partida, oferecemos preços acessíveis para dois assentos, o que não configura dumping nem atividade anticoncorrencial”, comentou Lopes 

As operações da FlixBus na região se iniciaram com duas a quatro saídas por dia, de cada ponta (Fortaleza e Recife, passando por Natal e João Pessoa). 

A partir de março, são até sete saídas por dia, em ônibus leito e semi leito, com média de preços menores que os concorrentes rodoviários e, sobretudo, muito mais acessíveis que o modal aéreo para os passageiros.

As companhias aéreas precisam ter em mente o que está acontecendo com o preço de passagens de ônibus, no Nordeste, por exemplo, dado que estão perdendo market share.

O executivo da FlixBus Brasil informou, ainda, em primeira mão à coluna que a Catedral, parceira da empresa, adquiriu 100 ônibus.

“Esses ônibus devem chegar em rotas no Nordeste nos próximos meses, e vamos incrementar ainda mais a oferta de assentos de qualidade”, comentou o cearense Edson Lopes.

A modernização vem em um bom momento. Por experiência própria, sei que os ônibus da FlixBus chegam a oferecer poltrona mais reclinável que o principal serviço rodoviário da região. 

Só no Nordeste, a empresa tem à sua disposição, mais de 50 ônibus.

FlixBus

A FlixBus é dita empresa asset light (opera com poucos ativos tangíveis), dado que o modelo de negócios se baseia na coligação com empresas de ônibus que possuam frota e autorização da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestre, para realizar as viagens. No Nordeste, a parceira Flix é a Viação Catedral.

“Entramos com todo o serviço desde o marketing pré-venda, a venda, suporte à viagem, uso, até o pós-venda”, comentou Edson. 

“A empresa parceira traz a frota e os colaboradores e opera as viagens. Recebe de nós uma porcentagem do faturamento”.

A FlixBus Brasil surgiu com seu business case ainda na pandemia, quando o modelo de negócios fora aprovado pelos reguladores brasileiros. Hoje operam com o status de serviço regular.

“Encontramos um modelo bom de negócios que permitiu nossa entrada, porém ainda buscamos mais flexibilidade, para adentrar em outras rotas. Atuo entre São Paulo e Brasília, porém, não consigo vender passagens entre São Paulo e Ribeirão Preto, mesmo passando por lá”, compartilhou Edson Lopes.

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*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



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