Air France em Fortaleza: clientes a lazer são maioria nos voos, e corporativo ganha espaço

Legenda: Voos da Air France foram ampliados para 5 frequências semanais
Foto: Renato Bezerra

Após aumentar os voos em Fortaleza, de 3 para 5 frequências semanais, o diretor-geral do Grupo Air France na América do Sul, Manuel Flahault afirmou em entrevista à coluna que há uma crescente demanda corporativa ligada a empresas de energias renováveis. 

“Claramente, o perfil do passageiro a partir de Fortaleza é mais destinado ao lazer (leisure), por razões claras (perfil Nordeste). Temos observado ainda uma pequena, mas crescente demanda corporativa ligada a empresas de energias renováveis buscando o Nordeste”.

Na comparação com São Paulo e Rio de Janeiro, onde a Air France mantém operações diárias, o executivo disse que há uma forte demanda corporativa nessas cidades. 

“São Paulo e Rio possuem forte demanda corporativa, São Paulo inclusive temos dois voos por dia. O Rio de Janeiro apresenta forte demanda de empresas de Oil and Gás (petróleo e derivados)”. 

Veja também

Bons resultados em Fortaleza

A Air France resolveu ampliar os voos em Fortaleza devidos aos bons resultados de ocupação de seus aviões. 

“Estamos muito animados também. Isso mostra que estávamos certos quando decidimos voltar para Fortaleza no pós-pandemia. A demanda se recuperou de forma rápida e fomos incrementando passo a passo até estarmos convencidos internamente de que poderíamos fazer esse movimento que é aumentar frequências de 3 para 5 vezes por semana”, afirmou Flahault.

“Nós já tínhamos aumentado a capacidade de assentos em 40% quando trocamos o A330-200 pelo A350-900, porém a demanda respondeu melhor que o esperado e é sempre desafiante crescer em qualquer lugar, porque há sempre um trade off (escolher aqui e não outro lugar), porque ainda estamos tendo desafios com a disponibilidade de aeronaves, mundo afora”, explicou o diretor.

Os voos serão com o Boeing 777-200 com capacidade para 328 assentos, 4 a mais que o A350-900. Fortaleza até já operou com o Boeing 777-200 da Air France, porém, com capacidade para 312 assentos, o que demonstra o tamanho do reconhecimento que a companhia aérea dá à base de Fortaleza.

Quando lhe pergunto sobre o tão desejado retorno da KLM, Manuel responde que não há nenhuma definição para retorno da companhia, “nem que sim, nem que não”.

Air France – KLM sempre busca boas oportunidades, se continuarmos tendo boas notícias por aqui, Fortaleza tem a perfeita localização para conectar o Brasil à Europa, então pode ser possível, porém, não é nada de curto prazo"
Manuel Flahault
Diretor-geral do Grupo Air France na América do Sul

Não há previsão para operar em Salvador 

Também lhe pergunto sobre negociações para a abertura de uma base da Air France em Salvador, com as operações Gol no hub Nordeste.

“Não há notícias sobre isso para agora, uma nova base envolveria os altos escalões da companhia”, cravou o executivo.

Manuel Flauhault confirma ainda que os voos até Fortaleza são realizados com tripulação simples, ou seja, dois pilotos, o que permite menos custos à Air France, conforme já divulgamos.

Os voos extras são esperados para operar entre outubro de 2024 até início de março de 2025. Quando pergunto se há perspectiva para continuidade dos voos, Manuel informa que ainda é muito cedo para avaliar: “Só pensaremos em 2025, no 2º semestre de 2024, caso as operações sejam sustentáveis, podemos avaliar a manutenção”.

Potencialidades do Brasil

Manuel Flahaul informa que a Air France tem percebido a vinda de mais europeus para o Brasil. “Todas as vezes que venho ao Brasil, vejo, conheço coisas novas, as pessoas falam sobre novos locais para ir como a Rota das Emoções”.

Manuel considera que os estados do Nordeste têm feito bons trabalhos de divulgação na Europa. De fato, 2024 inicia com estados da região todos divulgando suas belezas e oportunidades em países como Portugal e Alemanha.

Ademais, Manuel informa que o relacionamento com o Governo do Ceará é muito bom desde o início: “Os dois lados entendem as oportunidades de ganhos mútuos”.

 



Assuntos Relacionados