Em 2 dias, Receita Federal recebe 2,2 milhões de declarações do Imposto de Renda 2024

Prazo para declarar rendimentos do ano anterior se encerra no dia 31 de maio

Escrito por Diário do Nordeste/Agência Brasil ,
foto que ilustra o imposto de renda
Legenda: Imposto de Renda
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O primeiro final de semana de declaração do Imposto de Renda de 2024 já conta com mais de 2,2 milhões de contribuintes em dia, segundo dados da Receita Federal até às 16 horas deste domingo (16).

São esperadas mais de 43 milhões de declarações neste ano, e o atual montante já declarado corresponde a pouco mais de 5% do esperado pela Receita Federal.

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda começou às 8 horas da última sexta-feira (15) e vai até às 23h59 de 31 de maio.

Veja também

Novidades do IR em 2024

A grande maioria das declarações já entregues (88%) terão direito a restituição, enquanto 6,7% terão de pagar Imposto de Renda e 5,3% nem pagarão nem serão ressarcidos.

Os prazos da declaração do Imposto de Renda foram reajustados a partir de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, e desde o ano passado, começam no meio de março para dar tempo aos contribuintes de se prepararem após a chegada dos informes de rendimentos.

A declaração do Imposto de Renda terá mudanças este ano. Uma das principais é o aumento do limite de rendimentos que obriga o envio do documento por causa da mudança na faixa de isenção.

Para isso, o valor recebido anualmente que passa a obrigar o contribuinte a declarar subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados