Vacinação contra Covid-19 no Ceará inicia às 17h desta segunda-feira (18)

O lote com 218 mil doses da CoronaVac saiu de São Paulo nesta manhã

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Primeiras doses da vacina contra a Covid-19 devem chegar às 14h, na Base Aérea de Fortaleza

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará terá início às 17h desta segunda-feira (18), conforme anunciou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O primeiro lote com 218 mil doses da Coronavac tem previsão de chegar ao Estado às 14hO carregamento saiu do Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, Guarulhos (SP), nesta manhã. 

 

O governador Camilo Santana afirmou que a vacinação do primeiro grupo prioritário deve começar ainda nesta segunda-feira. "Nosso objetivo é ainda hoje, às 17h, iniciar a campanha de vacinação no Ceará. É um momento importante para o Brasil e para o Ceará", afirmou Santana.

Camilo mostrou, em transmissão nas redes sociais, o embarque das vacinas no avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB). Horas antes, às 7h, o governador participou de uma cerimônia do Ministério da Saúde para alinhar a distribuição das vacinas. 

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, acompanhou Camilo na entrega das doses e também participou do evento. 

> Saiba como fazer o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19

109 mil pessoas vacinadas no Ceará

Com esse primeiro lote, serão vacinadas 109 mil pessoas, já que cada pessoa precisa receber duas doses para ser imunizado.

De acordo com o plano de vacinação do Estado, os primeiros a serem imunizados serão profissionais de saúde de instituições públicas e privadas que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho. 

Outros grupos pertencentes a Fase 1, como idosos acima de 75 anos e população indígena, serão vacinados na medida que cheguem mais doses do imunizante, nas próximas semanas. 

Distribuição para os municípios 

O repasse das doses aos municípios será feito por aviões, helicópteros e caminhões, em seis rotas aéreas e duas terrestres, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). 

Além da Capital, os pontos estratégicos de distribuição contemplam 20 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uso emergencial da vacina (Coronavac), produzida pela Sinovac, e do imunizante produzido pela Universidade de Oxford durante reunião neste domingo (17). São as duas primeiras vacinas contra a Covid-19 com autorização para uso no País.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados