Inadimplência em Fortaleza sobe em outubro

O tempo médio de atraso da dívida é de 71 dias e a principal justificativa para o não pagamento é o desequilíbrio financeiro

Escrito por Redação ,

O percentual de consumidores de Fortaleza sem condições financeiras para quitar suas dívidas aumentou em outubro. A chamada taxa de inadimplência potencial cresceu +2,5 pontos percentuais, passando de 7,4%, em setembro, para 9,9% neste mês. Os dados são da Pesquisa do Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada em outubro de 2018, pela Fecomércio Ceará, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). 

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (inadimplência potencial de 11,0%), com idade acima dos 25 anos (10,5%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (10,3%).

De acordo com a Pesquisa, 50,9% dos consumidores da Capital cearense possuem algum tipo de dívida. Segundo a fecomércio, essa diferença é esperada, pois quando o consumidor não consegue quitar suas dívidas, ele não adquire novas, diminuindo, assim, o endividamento. A proporção de consumidores com contas ou dívidas em atraso subiu +0,6 ponto percentual, passando de 19,6% dos consumidores em setembro, para 20,2% neste mês.

Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (22,4% dos entrevistados desse grupo afirmaram possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 25 e 34 anos (22,5%) e do estrato com renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (21,0%).

O tempo médio de atraso da dívida é de 71 dias e a principal justificativa para o não pagamento é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 58,1% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 35,0%, seguido da contestação das dívidas (10,6%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados