Varanda em até 40% da área é novo diferencial

Esses espaços têm se reconfigurado e ganhado novas funcionalidades nos imóveis cearenses

Escrito por Redação ,
Legenda: Uma das construtoras que têm investido em varandas mais espaçosas é a J. Simões Engenharia. No Serenitá Residence, a varanda é um dos diferenciais

Um lugar para descansar, cultivar plantas, brincar e viver bons momentos com amigos e familiares. Essas são algumas funcionalidades da varanda, que se transformou num espaço importante do lar, atraindo consumidores na hora de comprar um apartamento. Em Fortaleza, imóveis com esse perfil vem ganhando mais visibilidade no mercado, o que pode ser observado no número de empreendimentos em construção ou com previsão de lançamento.

Amplas, médias ou compactas, há varandas para os mais variados gostos, mas todas têm algo em comum: ser um local voltado principalmente ao lazer e à reunião de pessoas.

"O cearense, em especial, gosta muito de varanda, que vem sendo reconfigurada, ganhando novas funcionalidades. As construtoras estão transformando as varandas em espaços gourmet, interligadas à cozinha, com itens como churrasqueira a gás, por exemplo", afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro. Embora apareçam como o novo "xodó" dos apartamentos, as varandas deixam os preços dos imóveis mais caros, pois são computadas como área construída. As varandas gourmet podem ocupar até 40% da área total de determinados projetos, dependendo do conceito do produto imobiliário oferecido aos consumidores.

"Todos os públicos gostam de varanda, mas nem todos podem pagar por ela, que é vista mais como um acessório do empreendimento. Geralmente, quem compra esses são consumidores das classes A e B, e os imóveis ficam localizados em áreas nobres da cidade", acrescenta o presidente do Sinduscon-CE.

Investimento

A C. Rolim Engenharia vem investindo pesado em obras que privilegiam varandas. Um dos recentes lançamentos da empresa, por exemplo, é o Bosque das Flores, que será erguido no bairro Guararapes.

O empreendimento terá duas torres com apartamentos de 141 e 182 m² com três ou quatro suítes, varanda gourmet (21 m²) e opção de três ou quatro vagas de garagem.

Os apartamentos dispõem, ainda, de lavabo, sala de estar e jantar, sacadas nos quartos, home office, cozinha com copa, área de serviço, dependência completa de empregada e sacada para acomodação de condensadores de ar-condicionado.

"A compra de alguns clientes é influenciada pela varanda gourmet, que se caracteriza por ser próxima da cozinha, permitindo um fluxo direto. É uma tendência que será fortalecida no mercado. Apartamentos com esse perfil são bastante valorizados por pessoas que gostam de receber visitas em casa", aponta o gerente comercial da C. Rolim, Fabiano Porto.

Serenitá Residence

Lançado pela construtora J. Simões Engenharia, o Serenitá Residence também oferece aos clientes uma estrutura completa de lazer, sendo a varanda um dos principais diferenciais do empreendimento. O espaço é integrado à sala de estar.

Localizado no bairro Cocó, em um terreno com 2.330 m², a torre possui 22 pavimentos. Os apartamentos vão de 95,84 m² a 98,26 m², todos com três quartos, sendo duas suítes. São quatro apartamentos por andar com três elevadores, dois sociais e um de serviço. De acordo com o diretor comercial da J. Simões, Daniel Simões, todos os empreendimentos que vem sendo lançados pela empresa têm varanda, contendo pontos hidráulico, elétrico e de gás.

"Com o tempo, o público passar a valorizar outras áreas do imóvel. Antes, buscava-se muito apartamentos com cozinhas ou quartos muito grandes. Hoje, os consumidores valorizam ambientes mais modernos", destaca Daniel, informando que, nas construções da J. Simões, as varandas não oneram o produto. Segundo ele, para se construir uma varanda razoável, é necessário um espaço com, no mínimo, 9 m². O diretor comercial da J. Simões também observa que as varandas modernas - por conseguir interligar sala e cozinha - serão ainda mais prioridade nos projetos das construtoras.

"Hoje em dia, é comum as pessoas utilizarem mais a varanda do que a sala de estar. Boa parte das refeições, por exemplo, é feita nessa área do apartamento", acrescenta.

Em dezembro próximo, a J. Simões lançará mais um empreendimento na Capital cearense, no bairro Aldeota. Trata-se do Azurra. Localizado em um terreno de quase 3 mil m², contará com torre única, de 23 pavimentos, três apartamentos por andar (130 m²). São três suítes, lavabo, dependência, três vagas de garagem, dentre outros itens.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.