TAP põe o Ceará na vitrine da Europa

Diante da alta do dólar, a TAP reduziu os preços das tarifas para manter as receitas e elevar a ocupação nos aviões

Escrito por Redação ,
Legenda: A TAP está patrocinando a vinda de cerca de 300 operadores de viagens
Foto: FOTO: REUTERS

Na iminência da privatização, operação prevista para ser concluída até o mês de julho próximo, conforme pretende o governo português, a TAP (Transportes Aéreos Portugueses) adota a política de promoções das demais companhias aéreas que operam no Brasil, e oferece passagens com tarifas até 30% menores. A medida tem o objetivo de driblar a crise econômica brasileira e a elevação do câmbio que arrefeceu as vendas de passagens e inibiu as receitas.

> Mais de 47% dos brasileiros querem visitar o Nordeste

As promoções nos preços das tarifas foram anunciadas pelo diretor geral da TAP para a América Latina, Mário Carvalho, durante visita ao Sistema Verdes Mares, na tarde de ontem. Segundo ele, a taxa de ocupação das aeronaves da companhia se mantém em torno de 80% nos voos para o Brasil, mas teriam que chegar a 90%, para compensar as alterações do câmbio, que elevou o dólar a R$ 3,15 e o euro a quase R$ 4,00.

BNTM

Para estimular o mercado turístico, incentivar o intercâmbio de turistas da Europa para o Nordeste e daqui para lá, a TAP está patrocinando a vinda de cerca de 300 operadores de viagens, a maioria da Itália, para participar da Brazil National Tourism Mart (BNTM), que transcorre de hoje até o próximo domingo, em Fortaleza. "Nosso objetivo é trazer o maior número de operadores europeus para que conheçam os destinos e os produtos turísticos que o Ceará e o Nordeste têm a oferecer", declarou Carvalho, na expectativa de que quanto mais negócios turísticos forem realizados por esses "players" na feira, mais passagens a TAP irá vender. Ele disse que está muito otimista em relação ao evento, diante da organização anunciada. "Nossa preocupação é que a BNTM não seja transformada em uma 'festa política', que as autoridades (brasileiras) entendam que é um feira de negócios e que ninguém (os operadores) está aqui para tratar de política. Eles vem fazer negócios", alerta.

Portão na Europa

Hub aéreo natural, portão de entrada dos brasileiros na Europa, o aeroporto de Lisboa embarca e desembarca, semanalmente, passageiros de sete voos diretos que a TAP realiza entre Fortaleza e a capital lusitana. Há 48 anos operando no Nordeste e há 15 anos no Ceará, a TAP voa para 12 Estados brasileiros, sendo quatro somente no Nordeste.

"Os europeus que conhecem esta região ficam encantados e sempre retornam, em função das belezas naturais da região e da conhecida hospitalidade do povo nordestino", comenta Carvalho, ao explicar interesse da TAP pelo Nordeste. "Só no Ceará estamos a mais de 15 anos", ressalta o executivo, ao explicar a relação da companhia com o trade turístico cearense.

Ele não teceu muitos comentários acerca da privatização da empresa, mas revela que "está perto do desfecho". O diretor da TAP confirma que o objetivo do governo português é efetivar a privatização até julho próximo e que um dos fortes pretendentes a arrematar os 66% das ações ordinárias disponíveis é o empresário David Neeleman, fundador e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas. Outra que segue na disputa é a Avianca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.