Supermercados temem escassez; segmento de hortifruti é o mais afetado

Escrito por Redação ,

A greve dos caminhoneiros também está afetando os supermercados cearenses. De acordo com o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Gerardo Vieira, a situação se encontra preocupante, principalmente no setor de hortifruti. "Os produtos de giro rápido como frutas e verduras, muitos estabelecimentos já estão sentindo a falta de mercadorias, com o atraso dos caminhões vindos de São Paulo e Recife".

Segundo ele, para os produtos que têm um estoque regulador, como açúcar e feijão, por exemplo, há uma boa probabilidade de faltar em alguns dias, caso a greve continue. "Já começou a escassez e existe a possibilidade de os preços aumentarem com a oferta menor de certos produtos, então a nossa preocupação é grande".

Vieira afirmou ainda que "se os governantes não se anteciparem para resolver isso, nós vamos ter graves problemas no abastecimento nos supermercados do Ceará". Neste fim de semana, provavelmente devem faltar nas prateleiras alguns produtos como os de hortifruti granjeiro. "O leite longa vida pode acabar a qualquer momento", disse.

Variação

Conforme o vice-presidente da Acesu, Nidovando Pinheiro, já é possível perceber a variação no preço da batata-inglesa, por exemplo, que teria dobrado.

"Citando apenas um dos itens, a batata aumentou 100% no preço e isso vai ser uma consequência para todos os itens, principalmente os produtos perecíveis. Isso vai afetar diretamente os nossos resultados e também no bolso do consumidor. Quando o produto fica em escassez, quem tem, vai alterar o preço. Tudo isso tem nos trazido prejuízos", afirmou.

LEIA AINDA:

> Sem trégua nos protestos, situação se agrava; Petrobras corta 10% no diesel
> Alimentos até 100% mais caros no Ceará
> Comércio tem atraso em produtos
> Gasolina dispara e vai  a R$ 5 no Interior do CE 
> Preço do diesel é congelado por 15 dias para negociações
> Ceará e outros 21 estados do Brasil vivem três dias de caos 
> Setor de laticínios sofre 'isolamento'
> Motoristas de reboque realizam ato em Fortaleza
> Correios suspendem o Sedex
> Ceará: abastecimento de combustível ameaçado 
> Câmara aprova zerar PIS-Cofins
> Pecém deixa de girar 26 mil t; aeroportos são afetados
> Postos não aderem a dia sem tributos
> Dólar se aproxima  de R$ 3,60; Bolsa recua
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.