Supermercados investem em vantagens para fidelizar cliente

Estratégia é eficaz por fazer com que os consumidores economizem nas compras do dia a dia

Escrito por Redação ,
Legenda: Pontos acumulados podem ser revertidos em compras no estabelecimento ou na troca por outros produtos ou serviços oferecidos
Foto: Foto: Bruno Gomes

Os consumidores cearenses que frequentam os supermercados puderam acompanhar, nos últimos anos, o avanço da utilização de programas de fidelidade no setor. Os benefícios são atrativos: além de ter acesso a mais descontos e promoções, muitas vezes personalizados ao hábito de consumo do cliente, o consumidor também pode acumular pontos para trocar por prêmios ou vale-compras.

> Programas de fidelidade são opção para manter consumo 
 
> Custo para somar pontos deve ser considerado 
 
> 'Benefícios não deveriam expirar'
 
> Consumidor precisa estar atento à validade de milhas

Algumas redes, como Mercadinho São Luiz, Super Lagoa e Pinheiro Supermercado, apostaram na parceria com grandes programas, como o Dotz (São Luiz e Super Lagoa) e Netpoints (Pinheiro). Nesses casos, as compras valem pontos do programa que podem ser utilizados para pagar a conta nos estabelecimentos, mas também para trocar por outros benefícios que os programas oferecem, como passagens aéreas e crédito para celular, entre outros.

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Os Mercadinhos São Luiz, inclusive, foram os primeiros a implementar a parceria com a Dotz em Fortaleza, em 2012. Hoje possui mais de 1,4 milhão de clientes na região, onde já distribuiu mais de 3,5 bilhões de pontos do programa e realiza, mensalmente, mais de 18 mil trocas. Segundo a empresa, mais de 450 mil clientes já foram fidelizados no período. Somente no ano passado, foram realizadas mais de 57 mil trocas por descontos no estabelecimento.

Identificação

Segundo Liduina Azevedo, gestora de marketing da empresa, mais de 80% dos clientes da se identificam com o programa. "O que a gente trabalha e está cada vez mais forte é no sentido de os clientes entenderem a mecânica do programa, de pontuar em várias lojas e, com isso, acumular mais rapidamente os pontos. Se eles entendem esse engajamento, a percepção de valor de troca, começam a resgatar e dão preferência aos Mercadinhos São Luiz", explica.

Crescimento

O Pinheiro Supermercado, por sua vez, começou a trabalhar com a Netpoints em janeiro do ano passado. Em um ano e meio, mais de 260 mil clientes já aderiram ao programa.

Para facilitar a utilização dos pontos, as lojas da empresa contam com um ponto de troca e também distribui encartes especiais informando produtos que podem ser adquiridos por meio da troca de pontos.

De acordo com Alexandre Pinheiro, diretor comercial e de marketing da empresa, o programa é positivo tanto para os clientes quanto para o Pinheiro Supermercado e fornecedores. "Os clientes acabam ganhando cada vez que fazem compras, uma vez que acumulam pontos para depois adquirirem produtos e ganharem descontos na loja. Já o supermercado ganha com a fidelidade dos clientes. Hoje, a recorrência do cliente na loja aumentou bastante", aponta

Serviços próprios

Já o Pão de Açúcar e Extra, grandes redes nacionais, elaboraram programas de recompensa próprios que permitem a realização de promoções exclusivas para os clientes cadastrados. Lançado em fevereiro de 2000, o Pão de Açúcar Mais foi o primeiro programa de relacionamento do varejo brasileiro. Os clientes cadastrados ganham pontos que podem ser trocados por vale-compras, além de acesso a ofertas exclusivas.

O Clube Extra, por sua vez, permite que os clientes acumulem pontos e troquem por vales compra, além de descontos exclusivos, que podem chegar a até 100% dependendo da promoção. O programa foi lançado em 2014 e conta com 7 milhões de clientes cadastrados no País. Em uma única conta, o cliente poderá eleger até quatro pessoas maiores de 16 anos no total, para ganhar pontos em família e acumular ainda mais rápido.

Incremento

No mês passado, os dois programas - do Pão de Açúcar e do Extra - foram incrementados com o aplicativo Meu Desconto, disponível para Android e iOS. O serviço cria, por meio do aplicativo, uma seleção personalizada de produtos em oferta conforme os hábitos de compra do consumidor e, além disso, você envia sugestões de descontos em outros produtos que o cliente não tem o hábito de comprar, mas que podem interessá-lo. 

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