Serviços: inflação deve desacelerar

Escrito por Redação ,

Rio. A inflação no setor de serviços, que vinha sustentada pelo aumento na renda das famílias, ajudou em junho a aumentar ainda mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fugindo do teto da meta do governo, de 6,5%. No entanto, após o repique registrado durante a Copa do Mundo, o ritmo de aumento de preços no segmento deve finalmente arrefecer, diante da desaceleração nos ganhos reais dos trabalhadores.

A expectativa é de que a inflação de serviços desacelere em até um ponto porcentual até o fim do ano, prevê a economista Adriana Molinari, da consultoria Tendências.

Até o IPCA de junho deste ano, a inflação de serviços teve alta de 9,2% no acumulado em 12 meses. Adriana estima que os preços ligados a essa atividade encerrem 2014 com um aumento de 8,2%, resultado menor do que o observado em 2013, quando a alta foi de 8,75%.

"A tendência é de que o IPCA de julho traga já um arrefecimento de alguns serviços, principalmente nos preços relacionados à Copa", concorda o economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Hotéis e passagens aéreas

Os preços de hotéis e passagens aéreas explodiram em junho, com altas de 25,33% e 21,95%, respectivamente, segundo os dados do IPCA, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "No IPCA de julho e agosto, a expectativa é de que os itens de recreação voltem a refletir os preços de maneira mais normal", diz Adriana, da Tendências Consultoria.

Além da devolução dos reajustes que ocorreram na esteira da demanda adicional dos turistas, Adriana espera um desaquecimento da economia - o que potencializa um avanço menos intenso dos preços.

"Há expectativa de arrefecimento da atividade, bem como menor aumento da ocupação e da renda das famílias", explica a consultora da Tendências.

Na avaliação do economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, a moderação no mercado de trabalho deve ser o principal fator a conduzir a desaceleração nos preços de serviços.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.